As chuvas em excesso estão atrapalhando a evolução da colheita de soja em Sorriso, no norte do Mato Grosso. Segundo Sérgio Rubin, da sementeira Boa Safra, de atuação na região, o ponto de colheita já passou e a produtividade média de 63 sacas por hectare, não deve ser batido.
“Com isso, talvez o rendimento médio não chegue nem a 60 sacas de 60 quilos por hectare”, afirma Rubin.
Segundo ele, até o momento, 80% da área semeada com soja já foi colhida. “Cerca de 30% dos produtores ainda está colhendo. Hoje, pelo menos, o dia está bom, mas já tem bastante soja avariada”, conta.
Rubin ressalta, no entanto, que é normal a região ter grão avariado, pelas chuvas no período de colheita. “Mas este ano tem um pouquinho mais”, finaliza..
Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região Norte, onde está Sorriso, colheu 85,8% da área com soja. Na mesma época do ano passado a região havia retirado 98,3%.
Colheita avança em Mato Grosso
A colheita da safra de soja 2020/2021 do Mato Grosso atingiu 80,16%, conforme o Imea, com número obtido até 12 de março. No mesmo período do ano passado, a colheita era de 96,86%. Na semana passada, o número era de 67,20%.