União Brasileira de Biodiesel garante que setor já tem produtividade para aumentar adição ao diesel

Ainda assim, ANP sugere cautela para ver "como mercado irá se comportar"O diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel, Sérgio Beltrão, garantiu que o setor já tem capacidade para atender a decisão governamental de aumentar de imediato a adição do biodiesel ao óleo diesel mineral, de 5% para 10% (do B5, atualmente em vigência no país, para o B10).

Beltrão participou da divulgação do balanço do setor em 2009 durante encontro na Confederação Nacional do Comércio, na quinta-feira, dia 13.

? É fato que nós já teríamos capacidade de produção para atender a uma decisão pelo B10 ? afirmou.

A expectativa do setor, segundo Beltrão, é que o governo mantenha a trajetória de progressão do percentual de adição:

? Primeiro pulando para o B6, daqui a seis meses o B7 e assim sucessivamente, até atingirmos o B10 em um horizonte de dois anos ? comentou o diretor. Segundo ele, a capacidade instalada do país hoje já é de cerca de 5 bilhões de litros ao ano.

Para o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Alan Kardec, que também participou da divulgação do balanço, a ANP ainda não trabalha com a possibilidade de antecipar a mistura do biodiesel ao diesel mineral do B5 para o B10.

? Há a questão da qualidade a ser verificada, da consolidação do mercado, dos grandes players (agentes). Nós temos um mercado em consolidação e estamos agora apostando é no B20, a ser utilizado nas frotas de ônibus nos estados. Então, estamos vendo como o mercado vai se comportando, para depois decidirmos o que fazer ? declarou.