Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Vazio sanitário da soja terá início em 10 de junho no Paraná

Pela primeira vez, iniciativa está sob competência do Mapa

A Portaria 516, publicada na última quinta-feira (3) pelo Mapa, estabelece os períodos de vazio sanitário para a soja em 21 estados na safra 2021/22. No Paraná, a medida fitossanitária tem início no dia 10 de junho e se encerra em 10 de setembro.

Esta é a primeira vez que a iniciativa está sob competência do Ministério. Outra novidade é que o período de 90 dias era uma recomendação da Embrapa, mas agora torna-se obrigatório.

soja ferrugem
Ilustração da ferrugem asiática da soja se propagando dentro dos tecidos das plantas e provocando a doença na soja

O vazio sanitário é uma medida que visa controlar o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática na cultura da soja. Durante o período, é proibido semear ou manter plantas vivas da oleaginosa no campo. O objetivo é evitar a ocorrência da doença durante a safra, cujos danos podem atingir até 90% da produção, caso o manejo não seja feito.

De acordo com a técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ana Paula Kowalski, a doença possui alto potencial destrutivo e é disseminada com muita rapidez, por isso a importância de os produtores rurais se atentarem à medida e seguirem as orientações. “Além da propagação pelo vento, clima úmido e temperaturas amenas também favorecem a proliferação da doença, que pode se manifestar em qualquer estádio de desenvolvimento da cultura e em diferentes partes da planta”, complementa.

O Paraná é um dos estados que mais sofre com a ferrugem asiática. Segundo o Consórcio Antiferrugem, em dezembro foram registradas as primeiras ocorrências da doença na safra 2021/22 no estado. Até esta quarta-feira (9), foram computados 72 casos em 12 estados.

Sair da versão mobile