Os produtores de soja do Paraná estão com dificuldades para colher o grão pelo excesso de chuva. Prova disso é que apenas 23% da área destinada à oleaginosa foi retirada da lavoura no estado, conforme balanço da consultoria Safras & Mercado da última sexta-feira (3). A média dos últimos cinco anos para o período é de 37%.
Em Bandeirantes, município do norte paranaense, por exemplo, 70% do volume esperado para todo o mês caiu em apenas cinco dias. Contudo, a situação melhora nos próximos dias, quando o tempo abre no interior de todo o Sul do país. Ainda assim, chove forte no leste dos três estados da região.
Da mesma forma, a chuva também se intensifica no Sudeste, Centro-Oeste e na faixa-norte do país por conta de uma Zona de Convergência Intertropical. Entre esta terça-feira (7) e o próximo sábado (11), o Triângulo Mineiro deve receber, aproximadamente, 70 mm. No Centro-Oeste, chove cerca de 50 mm nos três estados.
Entretanto, é a região Norte que deve concentrar os maiores acumulados. No Pará, estado que sediará a Abertura Nacional da Colheita de Soja nesta quinta-feira (9), chove entre 70 mm e 100 mm até o final desta semana. Já no Sul, haverá diminuição dos níveis de precipitação.