? Seria um resultado expressivo, com o quarto ano consecutivo de crescimento ? disse, em entrevista à Agência Estado.
O dirigente afirmou que a perspectiva de manutenção da geração de empregos deverá manter o consumo nos supermercados em alta em 2011.
Segundo Pires, a competição entre as redes de varejo e a migração para produtos mais baratos irão reduzir eventuais impactos sobre o volume das vendas em 2011, diante do aumento dos preços nas prateleiras dos supermercados.
? O consumidor aprendeu a se proteger da alta dos preços, optando por marcas de valores mais acessíveis ? afirmou.
Ele disse acreditar, porém, que o setor não deverá manter em 2011 o ritmo de crescimento na faixa dos 7% do volume das vendas observado este ano, ficando provavelmente próximo a 4%.
Em relação a 2010, a associação reduziu suas expectativas de expansão da receita real, para algo entre 4,4% e 4,5%, frente a uma estimativa anterior de 5%. De acordo com Pires, o desempenho do setor em novembro ficou abaixo do esperado, impactando nas projeções deste ano.