Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vendas de fertilizantes têm crescimento, mas ainda estão abaixo das expectativas

Crescimento foi de quase 2,5% nos primeiros oito meses de 2010As indústrias registraram um aumento nas vendas de fertilizantes no país nos primeiros oito meses de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento foi de quase 2,5%, mas ainda está longe da expectativa de comercialização do setor.

O produtor rural Ildemar Piber utilizou recursos do Pronaf para abastecer de insumos a propriedade. Ele reservou parte do dinheiro para comprar 80 sacos de 50 quilos de fertilizantes. A quantia é suficiente para as plantações de frutas e hortaliças.

? É necessário. Todo produtor que produz precisa de fertilizante. Sem o fertilizante, não tem como produzir e dar um produto forte e bonito. Tem que ter fertilizante ? diz Piber.

O preço está mais em conta. O valor médio cobrado por tonelada foi de R$ 1.030 de janeiro a agosto do ano passado. Agora, sai por R$ 870. O volume comercializado cresceu. Foram 13.226 toneladas nos primeiros oito meses de 2009 e 13,58 milhões de toneladas de janeiro a agosto deste ano. A expectativa do setor era atingir 30 milhões de toneladas até o fim de 2010 por causa do aumento da área plantada.

As indústrias sugerem a criação de uma linha especial de financiamento para pequenos produtores rurais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 90% dos agricultores familiares têm dificuldades para a obtenção de crédito para a compra de insumos.

O presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Estado, Torvaldo Marzolla Filho, foi até o Ministério da Agricultura pedir um programa semelhante ao mais alimentos, que permite financiamentos para a compra de máquinas agrícolas.

? Apenas máquinas agrícolas não podem fazer milagre. É muito importante máquinas agrícolas, mas só com máquinas agrícolas ninguém consegue plantar absolutamente nada. É preciso os insumos, de uma semente certificada, de um bom calcário para fazer a calagem, a correção de solo e alimentar a planta com fertilizante que ele cultivo necessitar. Se o governo resolver dar crédito para todo este pessoal que está pronto para trabalhar, que tem tecnologia, que tem vontade, que tem terra, tem tudo, você imagina que maravilha será isso ? explica Marzolla Filho.

Sair da versão mobile