Produtor de MS deve cadastrar sua área de soja até janeiro

Envio de informações é obrigatória no estado e deve ser realizada até o dia 10 de janeiro de 2017, caso contrario o produtor será penalizado com multa

Daniel Popov, com informações da Aprosoja/MS
Os produtores de soja do Mato Grosso do Sul precisam cadastrar suas áreas de plantio da oleaginosa da safra 2016/2017 no Sistema de Atenção Animal da Iagro (Saniagro), até o dia 10 de janeiro. A submissão das informações na ferramenta online da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é obrigatória no estado e serve para o controle de dados relativos ao agronegócio sul-mato-grossense.

Segundo recomendação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), os sojicultores precisam utilizar o recurso para atualizar dados já cadastrados ou inserir novas informações. Aqueles que não se cadastrarem ou atualizarem os dados das propriedades, conforme a lei Nº 3.333, de 21 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto Nº 12.657, de 24 de novembro de 2008, terão que pagar uma multa. “Esta é uma defesa do Estado e evita problemas sérios de sanidade vegetal”, conta Christiano Bortolotto.

aprosoja-ms

O chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar, explica que a norma prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. Ou seja, o cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de defesa sanitária vegetal em Mato Grosso do Sul. “A falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações”, diz Petelinkar.

Veja mais notícias sobre soja