Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtor de MS deve cadastrar sua área de soja até janeiro

Envio de informações é obrigatória no estado e deve ser realizada até o dia 10 de janeiro de 2017, caso contrario o produtor será penalizado com multa

Daniel Popov, com informações da Aprosoja/MS
Os produtores de soja do Mato Grosso do Sul precisam cadastrar suas áreas de plantio da oleaginosa da safra 2016/2017 no Sistema de Atenção Animal da Iagro (Saniagro), até o dia 10 de janeiro. A submissão das informações na ferramenta online da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é obrigatória no estado e serve para o controle de dados relativos ao agronegócio sul-mato-grossense.

Segundo recomendação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), os sojicultores precisam utilizar o recurso para atualizar dados já cadastrados ou inserir novas informações. Aqueles que não se cadastrarem ou atualizarem os dados das propriedades, conforme a lei Nº 3.333, de 21 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto Nº 12.657, de 24 de novembro de 2008, terão que pagar uma multa. “Esta é uma defesa do Estado e evita problemas sérios de sanidade vegetal”, conta Christiano Bortolotto.

O chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar, explica que a norma prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. Ou seja, o cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de defesa sanitária vegetal em Mato Grosso do Sul. “A falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações”, diz Petelinkar.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile