Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sojicultores de São Paulo esperam safra melhor

Na última safra, Estado enfrentou preços baixos e quebra de 17% na produção; outra preocupação são os nematoides no oeste paulista

Roberta Silveira | Cândido Mota e Platina (SP)

São Paulo produziu na última safra cerca de 1,5 milhão de toneladas, o que representou quebra de 17% na produção paulista. O principal motivo foi a estiagem do início de 2014. Para 2015, apesar das dificuldades, a safra mostra bom crescimento e os preços também estão melhores.

– Nós chegamos a comercializar a saca abaixo dos R$ 50,00. Hoje, o preço está próximo de R$ 60,00, essa foi a diferença que percebemos – explica o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cândido Mota (Coopermota), Edson Valmir Fadel.

• São Paulo registra oito casos de ferrugem asiática

Em São Paulo, o plantio da soja também atraso, como em boa parte do país. Por causa disso, muitos produtores vão desistir do milho segunda safra. O produtor Cláudio Segateli é um exemplo, ele vai cultivar a aveia branca. Um pouco por causa do clima, que vai ficando desfavorável para a safrinha do grão, mas principalmente pelo seguro agrícola, que só pode ser feito com milho cultivado até 10 de março.

– Se tiver plantando, você não tem direito a seguro e, se perder, o risco é todo seu – ressalta o produtor.

• Abertura Oficial da Colheita de Soja da Safra 2014/2015 será em Alto Garças (MT)

Acompanhamos o esforço de Segateli para garantir o crescimento da lavoura sem a necessidade do replantio. A soja na propriedade dele precisou de ajuda para emergir. A planta não conseguia quebrar a crosta de terra que se formou depois da chuva. O sojicultor agiu para evitar perda de sementes.

– Nós estávamos quebrando a casca do solo para a semente nascer. Como choveu 38 mm, o solo compactou, aí precisamos dar essa ajuda – comenta.

Cláudio Segateli só conseguiu semear a soja no final de novembro. Um atraso de quase dois meses, porque o produtor do município de Platina preferiu esperar pelas chuvas.

Preocupação com nematoides

Segateli também faz rotação de cultura com a crotalária. O objetivo é diminuir a incidência de uma praga de solo muito comum no oeste de São Paulo: o nematoide.

• Artigo: A presença dos nematoides nas lavouras de soja

– Nós temos nematoides de galha, e os produtores têm na sua área. O produtor precisa fazer uma análise, fazer o manejo correto, rotação de culturas e utilizar produtos para amenizar o problema – explica o engenheiro agrônomo da Coopermota, José Roberto Gonçalves Massud.

Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile