Sojicultores gaúchos estão apreensivos com seca prolongada

No Rio Grande do Sul o plantio já está praticamente finalizado, mas desenvolvimento da cultura depende do regime de chuvas, que anda escasso

Bruna Essig, de Santa Rosa (RS)
No Rio Grande do Sul o plantio da soja está praticamente finalizado. Esse ano a área plantada aumentou e os produtores estão otimistas. Já o clima promete trazer preocupação aos sojicultores.

O produtor de soja, Carlos Roberto Loro, de Santa Rosa (RS), plantou 300 hectares com a oleaginosa nesta temporada e está confiante que conseguirá colher uma boa média, igual a dos últimos anos. Mas, sabe que pode ter imprevistos pela frente.

“Estão falando em La Niña fraco a moderado. Se for fraco podemos atingir uma boa produtividade. Mas, se for forte e persistir com períodos mais expressivos de estiagens de 20 a 30 dias sem chuvas, acredito que não vai chegar nem a 60 sacas por hectare. Mas, esperamos mesmo assim ter uma boa produção em torno de 50, 45 sacas por hectare”, diz Loro.

Segundo o assistente técnico regional da Emater de Santa Rosa (rs), Fernando Dornelles Fagundes a média dos 44 municípios da região é em torno de 50 sacas e todos estão otimistas com a produção.

Apesar do risco climático, o produtor não desanimou, e investiu ainda mais na lavoura, principalmente em adubação. “Fizemos análise de solo em praticamente todas as áreas, e procuramos botar o adubo correto na área correta e procuramos plantar variedades novas. Esse ano pegamos algumas variedades que produziram mais em 2016 e trouxeram um resultado melhor. Aumentamos a área dessas e as que tiveram uma produtividade inferior, não plantamos mais”, conta Loro.

Na região noroeste do estado, que concentra a maior produção do grão, a área de soja avançou e deve chegar a 730 mil hectares neste ciclo. O preço atrativo é que incentivou o aumento.

“Principalmente no Rio Grande do Sul onde a não há possibilidade de safrinha, tende a ter um aumento na área de soja, pois está rentabilizando melhor na safra verão, ou seja, nesse último ano por mais que a gente tenha queda nos preços de soja e milho a soja acabou rentabilizando mais”, conta o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez.

Veja mais notícias sobre soja