Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sojicultores gaúchos estão apreensivos com seca prolongada

No Rio Grande do Sul o plantio já está praticamente finalizado, mas desenvolvimento da cultura depende do regime de chuvas, que anda escasso

Bruna Essig, de Santa Rosa (RS)
No Rio Grande do Sul o plantio da soja está praticamente finalizado. Esse ano a área plantada aumentou e os produtores estão otimistas. Já o clima promete trazer preocupação aos sojicultores.

O produtor de soja, Carlos Roberto Loro, de Santa Rosa (RS), plantou 300 hectares com a oleaginosa nesta temporada e está confiante que conseguirá colher uma boa média, igual a dos últimos anos. Mas, sabe que pode ter imprevistos pela frente.

“Estão falando em La Niña fraco a moderado. Se for fraco podemos atingir uma boa produtividade. Mas, se for forte e persistir com períodos mais expressivos de estiagens de 20 a 30 dias sem chuvas, acredito que não vai chegar nem a 60 sacas por hectare. Mas, esperamos mesmo assim ter uma boa produção em torno de 50, 45 sacas por hectare”, diz Loro.

Segundo o assistente técnico regional da Emater de Santa Rosa (rs), Fernando Dornelles Fagundes a média dos 44 municípios da região é em torno de 50 sacas e todos estão otimistas com a produção.

Apesar do risco climático, o produtor não desanimou, e investiu ainda mais na lavoura, principalmente em adubação. “Fizemos análise de solo em praticamente todas as áreas, e procuramos botar o adubo correto na área correta e procuramos plantar variedades novas. Esse ano pegamos algumas variedades que produziram mais em 2016 e trouxeram um resultado melhor. Aumentamos a área dessas e as que tiveram uma produtividade inferior, não plantamos mais”, conta Loro.

Na região noroeste do estado, que concentra a maior produção do grão, a área de soja avançou e deve chegar a 730 mil hectares neste ciclo. O preço atrativo é que incentivou o aumento.

“Principalmente no Rio Grande do Sul onde a não há possibilidade de safrinha, tende a ter um aumento na área de soja, pois está rentabilizando melhor na safra verão, ou seja, nesse último ano por mais que a gente tenha queda nos preços de soja e milho a soja acabou rentabilizando mais”, conta o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez.

Veja mais notícias sobre soja

 

Sair da versão mobile