Sojicultores precisarão preparar lavouras para frio intenso e repentino, alerta meteorologista

Produtores do Paraná, com safrinha atrasada, podem ser os maiores prejudicadosNesta terça, dia 13, o Canal Rural transmitiu ao vivo o Fórum Soja Brasil "Balanço da Expedição 2013/2014: Desafios além da porteira". O evento, realizado em paralelo à programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), marca o encerramento do projeto do Canal Rural. A meteorologista da Somar, Desirée Brandt, participou do encontro e fez um alerta ao produtores de soja: um frio extremamente intenso, chegando repentinamente após dias de temperatura amena pode ser a grande ameaça do próximo

>>Veja também: Ácaros e percevejos serão os vilões da safra 2014/2015, afirma chefe da Embrapa

Quem está atrasado com a plantação da safrinha, como os sojicultores do Paraná, pode se prejudicar com as quedas fáceis, avisa:

– Não experimentando nem o El Niño, nem o La Niña. Se cair a temperatura e a umidade estiver favorável, é possível ter neve – apontou Desirée.

Verão de seca

A última safra ocorreu sob a influência de uma neutralidade climática. Entretanto, o inverno foi traiçoeiro, com secas regionalizadas. O grande vilão deste verão foi o bloqueio atmosférico deste começo de ano. Nesta época do ano, se não chove, não há o que segure a temperatura.
 
De acordo com o consultor do projeto Soja Brasil, Aureo Lantmann, os produtores foram pegos de surpresa pela seca.

– Desde dezembro na nossa viagem começamos a notar uma grande preocupação dos sojicultores. As perdas foram enormes – constatou.