Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sojicultura brasileira se orienta na expansão sustentável com base em estudo de zoneamento climático

Pesquisa realizada pela Embrapa ajuda produtores a definir áreas mais propícias para cultivoA soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com uso crescente na alimentação humana encontra-se em franco crescimento.

Cultivada especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e na balança comercial.

A indústria nacional transforma, por ano, cerca de 30,7 milhões de toneladas de soja, produzindo 5,8 milhões de toneladas de óleo comestível e 23,5 milhões de toneladas de farelo protéico, contribuindo para a competitividade nacional na produção de carnes, ovos e leite. Além disso, a soja e o farelo de soja brasileiros possuem alto teor de proteína e padrão de qualidade Premium, o que permite sua entrada em mercados extremamente exigentes como os da União Europeia e do Japão.

A soja também se constitui em alternativa para a fabricação do biodiesel, combustível capaz de reduzir em 78% a emissão dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera.

A política nacional para a produção da soja se orienta na expansão sustentável da cultura com base em critérios econômicos, ambientais e sociais. Esta política foi definida a partir de estudo inédito e minucioso, o Zoneamento Agroecológico da Soja, que estipulou as áreas mais propícias ao plantio da cultura, considerando tipos de clima, solo, biomas, declividade do terreno, e necessidade de irrigação, entre outras características.

Confira as portarias de zoneamento agrícola dos principais Estados produtores de soja no Brasil

>> Mato Grosso

Sair da versão mobile