Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Somos grandes parceiros dos chineses, diz Tereza Cristina

Tereza Cristina viaja ao país asiático nesta semana e vai tentar ampliar o mercado de exportação para produtos como farelo de soja, algodão e frutas

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina
A ministra também comentou possíveis desdobramentos das negociações entre EUA e China. Foto: Ministério da Agricultura

Na semana em que se prepara para viajar para a China, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, avaliou que o acordo prévio entre o país asiático e os Estados Unidos não deve trazer efeitos imediatos ao Brasil.

Na última sexta-feira, 11, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os negociadores americanos chegaram a um “substancial” acordo com a China. Com isso, os EUA suspenderam a imposição de novas tarifas, agendada inicialmente para o próximo dia 15.

O Brasil, lembrou a ministra, concorre com os Estados Unidos nas exportações de alguns produtos importantes, como soja e carnes, ao país asiático. Ela afirmou que só será possível mensurar os impactos quando o governo brasileiro conhecer o acordo na íntegra, mas admitiu que uma negociação entre os dois países afeta o Brasil.

“É cedo ainda para fazer esse balanço com precisão. Precisamos conhecer o que os Estados Unidos vão fazer, o que a China vai fazer e como o Brasil se encaixa nisso aí. Mas somos grandes parceiros dos chineses e eu acho que a gente não muda o mercado assim tão rapidamente”, afirmou a ministra após uma reunião com senadores, em Brasília.

Na viagem à China, adiantou, o governo brasileiro vai tentar ampliar o mercado de exportação para produtos como farelo de soja, algodão e frutas. Com a presença do presidente Jair Bolsonaro naquele país, afirmou, novidades deverão ser anunciadas.

Sair da versão mobile