Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sorgo é aposta de grandes companhias durante a entressafra da cana-de-açúcar

Executivo da ETH afirma que cultivar é adaptável a diversas regiões, além de possibilitar a ampliação da oferta de etanolO cultivo de sorgo é a nova aposta de grandes grupos para complementar a oferta de etanol durante a entressafra da cana-de-açúcar. Na ETH Bioenergia, o objetivo é plantar dois mil hectares até o dia 20 de janeiro, de acordo com o diretor do departamento de agricultura e tecnologia da empresa, Américo Ferraz. Ele aponta que a primeira experiência com a cultura foi realizada no ano passado, com o plantio 120 hectares.

– Fizemos um teste para possibilitar a primeira avaliação das características de manejo e combate a pragas – diz.

Ferraz afirma que, apesar do aumento, a ideia é usar o sorgo como cultura complementar e não como substituta da cana-de-açúcar. A expectativa da companhia é de produzir até cinco mil litros de etanol por hectares, enquanto com a cana a produção chega a 4,5 mil litros por hectare. Entre as vantagens do cultivo alternativo, ele lista o fato de o sorgo ser adaptável a diferentes ambientes.

– Testamos o cultivo em cinco pólos da ETH, para verificar o comportamento da planta em diferentes regiões. O resultado foi muito parecido e acreditamos que há espaço para ele em locais tradicionalmente produtores de cana. Além disso, com o plantio de sorgo, empurramos um pouco a cana para um período depois do início da safra, quando ela terá uma qualidade melhor – avalia.

Sair da versão mobile