Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SRB defende que produtor rural deve recorrer de decisão do STF sobre Funrural

Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a contribuição para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural

Fonte: reprodução

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) informa que os produtores rurais e associações do agronegócio devem recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou constitucional a contribuição para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). No fim de março, o STF confirmou a constitucionalidade da cobrança do Funrural, cuja cobrança, com alíquota de 2,3%, incide sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção.

Em comunicado, os advogados da SRB, Marcelo Guaritá e Manuel Borges, avaliaram que, com base em estudos e questionamentos feitos por diversos agentes do setor, a tendência é que os produtores peçam aos ministros uma modulação da decisão para reduzir o impacto sobre a atividade. Na modulação, os ministros devem informar se os efeitos da decisão são retroativos e a partir de quando ela deve entrar em vigor. Outra alternativa é a apresentação de embargos de declaração, recurso para que o STF esclareça alguns aspectos da decisão.

Para os advogados da entidade, mesmo que a Corte não acate o pedido de modulação, a contribuição ainda será alvo de intensos debates sobre a base de cálculo do tributo, o que implicará novas manifestações no Poder Judiciário. 

Sair da versão mobile