Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Stephanes descarta mudanças na mistura de etanol na gasolina

Governo estuda uma forma de intervir no mercado para conter aumento de preçosO ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, descartou mudança na mistura de etanol anidro na gasolina. A medida foi considerada para tentar reduzir os preços do álcool. Stephanes pretende se reunir com representantes do setor sucroalcooleiro para discutir o assunto.

O aumento dos preços do etanol chamou a atenção do governo, que estuda uma forma de intervir no mercado. O ministro disse que reduzir de 25% para 20% a mistura de etanol anidro na gasolina chegou a ser considerada, mas o governo preferiu avaliar com o setor o abastecimento do combustível. Uma reunião deve ocorrer na próxima semana.

? A primeira ideia que surgiu foi diminuir a mistura, mas olhamos que isso seria uma medida que poderia fazer outras consequências que não são boas. Então, preferimos manter o entendimento com os produtores no sentido de normalizar o mais rápido possível o mercado ? afirmou o ministro.

Para a indústria, o mercado já está se ajustando e uma intervenção do governo pode até não ser necessária. Segundo a Unica, mesmo com problemas de clima, a moagem de cana aumentou nos primeiros 15 dias de outubro em comparação com a segunda metade de setembro. A produção de etanol anidro foi a que mais subiu (+23,6%). A moagem total de cana no período também aumentou (+18,1%) e atingiu os 35,2 milhões de toneladas. Apesar da melhora, de acordo com a Unica, os problemas com o clima que vem ocorrendo desde julho ainda prejudicam o resultado da safra.

? É isso que está acontecendo neste momento. É uma safra em que vamos ter mais cana moída que no ano passado e menos produto que no ano passado ? diz o diretor-técnico da Única, Antônio de Pádua Rodrigues.

No acumulado da safra 2009/2010, até o dia 15 de outubro, mais de 412 milhões de toneladas foram processadas, um aumento de 8,86% em relação à safra 2008/2009. No etanol, há uma queda de 3% em comparação com o período 2008/2009. Mas a produção de açúcar ainda está 11% cento maior, estimulada pelos bons preços no mercado internacional.

Sair da versão mobile