Os preços do caroço disponível e da torta de algodão apresentaram recuo de 35,96% e 21,75%, respectivamente, em Mato Grosso no mês de julho em relação ao período o ano passado. Maior oferta e a franca demanda dos produtos são alguns dos fatores para o cenário.
O boletim semanal do algodão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (31), destaca que os preços do caroço disponível e da torta de algodão ficaram na média mensal de julho cotados a R$ 1.017,51 a tonelada e R$ 1.251,69 a tonelada.
Quando comparado com a média do mês de junho verifica-se uma queda de 8,58% e 2,58%, respectivamente.
“Esse cenário foi pautado pela maior oferta no mercado, reflexo do aumento de 12,94% na produção do caroço na safra 21/22 ante a 20/21”, diz o Imea.
Competitividade com os coprodutos do milho
Além da maior oferta, a fraca demanda pelos produtos do algodão, somada a competitividade com os coprodutos oriundos do milho, tem sustentado o cenário de desvalorização no estado.
“Por fim, com o início do beneficiamento no estado e, consequentemente, o aumento da oferta do caroço disponível, a tendência é que os preços dos subprodutos continuem apresentando declínio nas próximas semanas”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.