Suco de laranja: representantes do Brasil e Estados Unidos se reúnem para discutir questões sanitárias

Encontro acontece um dia antes de a FDA divulgar comunicado sobre análise de amostras do produto para apuração de resíduos de carbendazimApós duas semanas de impasse, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) terá uma reunião com representantes da indústria de suco de laranja nesta quinta, dia 26, para discutir a questão da presença de carbendazim na bebida brasileira. O encontro ocorrerá na sede da entidade sanitária americana, em Washington (EUA). Devem participar representantes da Juice Products Association (JPA), da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR

A reunião acontece um dia antes de a FDA divulgar um novo comunicado sobre a análise de amostras de suco de laranja para a apuração de resíduos de carbendazim, princípio ativo de fungicidas. No comunicado da última sexta, dia 20, o órgão informou apenas que das 45 amostras de suco de laranja importado desde 4 de janeiro, 19 não violaram os limites confiáveis do produto químico e 26 ainda estavam estão sob análise ou revisão de conformidade.

Embora não houvesse suco brasileiro entre os 19 resultados revelados, a FDA confirmou que existe suco brasileiro entre as 26 amostras que ainda estão sendo avaliadas. Por ser inconclusivo, o relatório da semana passada desagradou a indústria e fez com que a cotação do suco de laranja batesse recorde nesta segunda na Bolsa de Nova York. O contrato março fechou no preço histórico de 219,95 centavos de dólar por libra-peso, alta de 930 pontos (4,41%). Ao longo do pregão, a cotação atingiu nível ainda mais alto, de 226,95 centavos por libra-peso.