Sucroenergética Renuka do Brasil ganha certificação Bonsucro por boas práticas ambientais e sociais de produção

Certificação é uma iniciativa global que busca reduzir impactos da produção de açúcar, etanol e energia provenientes da canaA Renuka do Brasil, braço sucroenergético da Shree Renuka no Brasil, obteve nessa quinta, dia 29, a certificação Bonsucro, emitida pela organização europeia de mesmo nome, com sede em Londres, na Inglaterra. Segundo Ricardo Aquino, diretor comercial da empresa, 23 mil hectares da usina Equipav foram certificados.

A certificação Bonsucro é uma iniciativa global sem fins lucrativos que visa reduzir impactos ambientais e sociais na produção de açúcar, etanol e energia provenientes da cana-de-açúcar. Aquino ressalta que a certificação é obtida quando a organização tem a garantia de que o açúcar e o etanol foram produzidos com foco no cumprimento de cinco itens: legislação, biodiversidade e impacto ao ecossistema, direitos humanos, produção e melhora contínua. Antes da Renuka, apenas a unidade Maracaí da Raízen, no interior paulista, havia obtido a certificação.

Aquino avalia que a certificação Bonsucro irá permitir que o etanol produzido pela Renuka do Brasil seja utilizado para atender a demanda da Europa criada pela Diretiva de Combustíveis Renováveis, que prevê que 10% dos combustíveis utilizados na União Europeia tenha origem renovável.