Hortaliças são cultiváveis o ano inteiro, mas, com o verão quente no Sudeste, é preciso selecionar as plantas que se dão melhor sob altas temperaturas. Nesta época, as mais indicadas são quiabo, abóbora, pepino, pimenta, salsa, maxixe, couve-de-folha, batata-doce e taioba, informa em seu site o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com o coordenador técnico da Emater/MG, Georgeton Soares, é fundamental que o produtor verifique as estações climáticas do ano: “Nos períodos de temperaturas mais amenas, há possibilidade de plantio de folhas como alface e almeirão”.
O plantio de hortaliças se divide em algumas fases. A primeira delas é a produção das mudas. Confira o roteiro montado pelo coordenador técnico da Emater?MG.
No canteiro
Para fazer o canteiro da sementeira é necessário usar uma parte de terra e uma parte de composto orgânico. Misturar bem e peneirar. O canteiro deverá ter um metro de largura e o comprimento deverá ser de acordo com a quantidade de sementes a ser utilizada.
Para o semeio, fazer sulcos no sentido da largura do canteiro – com espaçamento entre eles de 10 centímetros e um centímetro de profundidade. Semear a quantidade necessária, segundo o número de mudas desejado.
Logo após o semeio, peneirar uma fina camada de terra e cobrir com capim seco, sem sementes. Retirar o capim após a germinação. Regar duas vezes ao dia, de manhã e de tarde.
Na bandeja
São bandejas de isopor com 128 e 200 células (furos) onde se usa o substrato próprio, encontrado no comércio para o enchimento. Colocar uma semente em cada célula. As bandejas ficam empilhadas, com, no máximo, seis bandejas, em ambiente fechado, até o início da germinação. Iniciada a germinação, as bandejas devem ser espalhadas em local apropriado, protegidas de ventos e de chuvas.
Plantio
O transplantio (da sementeira para o local definitivo) é feito quando as mudas tiverem de quatro a seis folhas, ou seja, 20 a 30 dias após o semeio. Irrigar a sementeira para que, na hora de retirar as mudas, as raízes não sejam muito afetadas e possam levar consigo o máximo de terra ou substrato.
Tratos Culturais
Irrigar os canteiros até duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, evitando encharcar o terreno. O mato que nascer nos canteiros deve ser retirado, para não prejudicar o crescimento das hortaliças. Dependendo da compactação do solo, afofar o canteiro, uma vez por mês na profundidade de até cinco centímetros.