Sul deve registrar frio mais intenso dos últimos dias

Segundo a meteorologia, há risco para geadas em boa parte da região, chegando até a algumas lavouras de milho segunda safra

A sexta-feira começa com o frio mais intenso dos últimos dias para o Centro-Sul do país. A meteorologia já aponta para chance de geadas no Sul, desde o Rio Grande do Sul, até o Paraná. As mínimas podem ser inferiores a 5°C e afetar as lavouras de milho segunda safra. A frente fria também espalha nebulosidade em parte do Sudeste, que traz fortes chuvas para São Paulo e o Rio de Janeiro.

SUL

Uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na região Sul, mas as temperaturas seguem baixas por causa da massa de ar frio que ela traz e cobre os três estados. A condição para formação de geada é maior e abrange grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. Nas áreas mais elevadas da região Sul, o risco para geada é maior.

SUDESTE

A frente fria avança para o Espírito Santo e a chuva diminui consideravelmente no Sudeste na sextafeira (08), ficando restrita ao litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, porém com fraca intensidade. Na região do litoral paulista até o Vale do Paraíba, apesar da nebulosidade, não chove mais. Nas demais áreas, o sol finalmente volta a predominar, mas o dia começa gelado e a sensação de frio permanece ao longo da tarde, tudo por causa da chegada de uma nova massa de ar frio.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira com sol e tempo firme no três estados da região e no Distrito Federal. As mínimas caem mais ainda no MS e no MT, só que as temperaturas máximas, durante a tarde, começam a subir devido ao enfraquecimento da massa de ar frio.

NORDESTE

A sexta-feira tem tempo instável na costa do Nordeste. As chuvas são mais fortes entre Salvador e Recife. Entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte, as chuvas são mais fracas e irregulares. No interior da região, tempo seco e temperaturas elevadas.

NORTE

As chuvas se espalham mais e atingem o norte de Rondônia, incluindo Porto Velho, de forma isolada. O tempo firme fica restrito ao Acre, sul de Rondônia, sudeste do Pará e Tocantins. Com exceção do Acre e parte de Rondônia, onde as temperaturas ainda não sobem muito, o calor é intenso na região Norte.

Sábado

SUL

A massa de ar polar começa a perder intensidade, mas o frio continua no amanhecer. A área para gear é menor, mas o fenômeno pode ocorrer ainda em pontos elevados da região sul paranaense e na região Metropolitana de Curitiba e nas as áreas mais elevadas da serra gaúcha, catarinense. Durante a tarde, o sol predomina novamente nos três estados e as temperaturas finalmente começam a subir de forma gradual, amenizando a sensação de frio em relação aos dias anteriores. Mas, mesmo assim, não passam dos 24°C na maioria das localidades. Há previsão de pancadas de chuva no interior do Paraná, somente no período da noite e de forma bastante isolada.

SUDESTE

Predomínio de sol no Sudeste. As temperaturas mínimas pela manhã seguem baixas, e com isso há risco para geada na Serra da Mantiqueira, já a tarde o sol ameniza o friozinho, e a máxima fica mais elevada do que em dias anteriores. As chuvas ficam restritas ao nordeste de Minas Gerais, na forma de pancadas, e ao Espírito Santo, de forma intermitente, por causa dos ventos úmidos do mar associados a uma área de alta pressão atmosférica em alto-mar.

CENTRO-OESTE

O tempo firme persiste no sábado em grande parte do Centro-Oeste e as temperaturas sobem gradativamente. No final do dia, chove no sul do Mato Grosso do Sul e no noroeste do Mato Grosso, de forma bastante rápida e isolada.

NORDESTE

As chuvas aumentam no norte do Nordeste e no litoral da Bahia. No norte da região, são os ventos mais fortes que sopram do mar que aumentam as nuvens carregadas, enquanto no litoral baiano, é a aproximação de uma frente fria que favorece condições para pancadas mais intensas em todo o litoral do estado. No interior, é mais um dia seco e quente.

NORTE

O tempo firme predomina no Tocantins e faz bastante calor. Nas demais áreas da região Norte, o sol aparece e chove de forma isolada. Os moradores do Acre e de Rondônia ainda devem sentir frio, pois as temperaturas ficam amenas pela manhã.

Domingo

SUL

Volta a chover em toda a região Sul, com forte intensidade e descargas elétricas, além de rajadas de vento que podem chegar a 70km/h. Há risco para temporais e queda de granizo, principalmente no RS. As temperaturas mínimas ficam mais elevadas, mas as máximas caem devido à nebulosidade.

SUDESTE

Volta a chover do sul ao oeste de São Paulo (passando por Sorocaba e São José do Rio Preto), com forte intensidade, devido às áreas de instabilidade que aumentam sobre o Paraguai e avançam pela metade sul do Brasil. Em áreas do norte paulista e Vale do Paraíba, passando por Ribeirão Preto e Campinas, o dia ainda será de tempo firme, assim como grande parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na região do nordeste mineiro e no Espírito Santo, apesar das pancadas serem persistentes, são bem mais fracas do que no estado paulista.

CENTRO-OESTE

O domingo segue com predomínio de sol no Centro-Oeste, mas há aumento de nebulosidade no final do dia no sul Mato Grosso do Sul, e extremo noroeste do Mato Grosso, onde há risco para chuva fraca no final do dia. As temperaturas sobem e o calor é intenso entre o Mato Grosso e Goiás, quase de verão.

NORDESTE

Domingo de tempo seco no interior do Nordeste. A massa de ar seco se torna cada vez mais abrangente, alcançando áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Apenas em áreas de litoral, as pancadas seguem fracas e isoladas.

NORTE

O tempo fecha de vez mais no oeste da região Norte, inclusive nas Capitais Rio Branco e Porto Velho, e há condição para chuvas a qualquer hora do dia, inclusive com potencial para temporais. As pancadas ocorrem em grande parte da região Norte, enquanto em áreas do Tocantins e sul do Pará.

Veja mais notícias sobre soja