Sul do país deve enfrentar tempestades nos próximos dias

Segundo a meteorologia, estas fortes chuvas podem afetar parte do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Veja a previsão para todas as regiões até segunda-feira!

O dia começa com tempo instável no Centro-Sul do país. O avanço de uma frente fria e um corredor de umidade trouxeram temporais para o Rio Grande do Sul, sudoeste do Paraná e Mato Grosso do Sul já nesta madrugada. Por conta do tempo mais fechado as temperaturas não caíram tanto no Sul e a sensação é mais agradável do que em dias anteriores. Já nas demais áreas o tempo se mantém firme, com poucas nuvens e ventos calmos. Apenas nas faixas litorâneas que também há formação de mais nebulosidade, associada aos ventos úmidos que sopram dos oceanos. Algumas cidades do Norte e Nordeste registraram hoje o dia mais frio do ano.

SUL

Na sexta-feira, a frente fria vai se deslocando em direção ao oceano, ajuda a organizar uma região de baixa pressão atmosférica pela costa e ainda provoca chuva no Rio Grande do Sul e, desta vez, também por todo o Paraná e Santa Catarina. Tem previsão de chuva forte no oeste do Paraná e nas três capitais. Além disso, a temperatura cai drasticamente em relação ao dia anterior no Rio Grande do Sul, com sensação de frio, e fica mais amena nos estados catarinense e paranaense.

SUDESTE

Mais um dia de sol entre poucas nuvens no céu em todo o Sudeste e com temperaturas mais altas do que o normal para esta época do ano. No interior mineiro e norte paulista, a umidade relativa do ar fica abaixo dos níveis críticos, especialmente nas horas mais quentes do dia. Na costa da Região, há apenas aumento de nebulosidade, devido a circulação dos ventos no oceano

CENTRO-OESTE

A chuva se espalha para mais áreas do sul e oeste do Mato Grosso do Sul e também no oeste do Mato Grosso, com condição para chuva forte com ventos moderados a fortes especialmente no sul de Mato Grosso do Sul. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo firme ainda continua, o sol predomina e o calor da tarde mais uma vez se faz presente.

NORDESTE

Os ventos que sopram do mar favorecem a continuação das chuvas na faixa leste e norte da Região, porém com volume de chuva não muito elevado. Já no interior, o tempo segue ensolarado, quente e com declínio da umidade relativa do ar no centro e sul do Piauí, do Maranhão, oeste de Pernambuco e interior da Bahia.

NORTE

As condições de tempo praticamente não se alterar no Norte do País. No Tocantins, Pará e leste do Amazonas, o sol predomina. Com a migração da Zona de Convergência Intertropical para norte, a intensidade da chuva diminui sobre o Pará e o Amapá. Entretanto, ainda ocorrem pancadas. Chuva também no Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas.

SÁBADO

SUL

A condição para temporal diminui, porém as pancadas ainda serão expressivas no norte do Paraná. Nas demais áreas do estado e também em Santa Catarina, apesar da chuva persistir, haverá mais períodos de melhoria ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, o tempo instável persiste em áreas da faixa norte e leste, já com pancadas mais fracas do que em dias anteriores. O destaque é o tempo aberto no Rio grande do Sul no oeste, centro e fronteira com o Uruguai com o avanço de uma massa de ar polar que diminui as temperaturas. No litoral gaúcho, ventos sopram de moderada a forte intensidade.

SUDESTE

O avanço de uma frente fria pelo oceano e áreas de instabilidade trazem pancadas de chuva com ventos moderados a fortes no oeste, sul, centro e leste paulista. Nestas áreas, a temperatura já não sobe tanto quanto em dias anteriores, devido ao aumento de nebulosidade. Na maior parte do sul de Minas, há aumento da quantidade de nuvens. Em outras áreas do Sudeste o dia será de tempo aberto e sol.

CENTRO-OESTE

As instabilidades ainda persistem sobre o Centro-Oeste, levando nuvens carregadas e chuvas isoladas entre o oeste e sul do Mato Grosso do Sul. A novidade para o Mato Grosso do Sul é que a chuva diminui no decorrer do dia, à medida que o frio aumenta com a mudança na direção dos ventos. As temperaturas despencam especialmente nas áreas mais próximas do Paraguai.

NORDESTE

Ventos que sopram do mar contra a costa ainda mantêm a condição para chuva frequente e abrangente entre o Rio Grande do Norte e Sul da Bahia. Já na região do Recôncavo, instabilidades no alto da troposfera conhecidas por cavado deixam condição para chuva volumosa.Também chove entre o centro e norte do Maranhão, do Piauí e no Ceará. Por outro lado, tempo segue firme, com apenas poucas nuvens e umidade relativa do ar baixa à tarde no interior do Nordeste mais um vez.

NORTE

Além da chuva entre Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e grande parte do Pará, a novidade é o aumento do frio na faixa sul entre tarde e noite, especialmente entre Rondônia e Acre. Já no sul paraense e também no Tocantins, ainda não chove, e o tempo continua aberto.

DOMINGO

SUL

A massa de ar seco avança cada vez mais pela Região Sul, e o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná. De maneira geral, as temperaturas caem em toda a região sul. Apenas no Paraná e no litoral gaúcho o tempo segue instável.

SUDESTE

Ainda tem bastante instabilidade no Sudeste, com chuva fraca, muitas nuvens e sensação de frio ao longo do dia entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo e Minas Gerais. Nas demais áreas do Sudeste, a massa de ar seco ainda predomina e o dia será de céu claro.

CENTRO-OESTE

O frio da madrugada é o destaque do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e também no Distrito Federal, com valores que se aproximam dos 10°C nos pontos mais próximos do Paraguai. O tempo firme predomina na maior parte da Região, apenas no sul do Mato Grosso do Sul, há risco para eventual chuva fraca.

NORDESTE

As condições de tempo pouco mudam no Nordeste, com tempo firme e quente no interior e chuvas concentradas nas áreas mais próximas do litoral, devido a umidade que é transportada do oceano para a costa, assim como instabilidades no alto da atmosfera conhecidas como cavado.

NORTE

Temperaturas ainda são ficam baixas entre Acre e Rondônia. As chuvas seguem concentradas no norte da Região, enquanto nas áreas mais ao sul o tempo firme predomina.

SEGUNDA-FEIRA

SUL

Novas áreas de instabilidades avançam pelo sul do país novamente , com risco para temporais entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Assim, a temperatura da tarde sobe pouco, devido ao excesso de nebulosidade.

SUDESTE

Os ventos na costa da Região ganham força, e o mar fica agitado no sul paulista, com risco para chuva fraca em áreas do leste paulista. Nas demais áreas da Região, o tempo firme ainda predomina e o sol aparece ao longo do dia.

CENTRO-OESTE

Segunda-feira de instabilidades perdendo força na região, e tempo firme predominando nos três estados. As temperaturas entram em gradual elevação.

Mais uma vez o dia será aberto em áreas do interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí. Nas demais áreas de litoral, o risco para chuva persiste.

NORTE

Segunda-feira de chuva abrangente na Região mais uma vez, com elevação gradual das temperaturas.