Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Supermercados suspendem compra de carne de 11 frigoríficos do Pará

Ministério Público identificou suposta compra de gado produzido em áreas desmatadasO grupo Pão de Açúcar suspendeu as compras de carnes de 11 frigoríficos no Estado do Pará. A decisão é uma resposta à recomendação do Ministério Público do Estado, que identificou a suposta compra de gado produzido em áreas desmatadas recentemente e de forma ilegal . Em nota, a empresa afirma que repudia qualquer ato praticado em desacordo com a legislação em vigor e que venha a acarretar danos ao meio ambiente.

Os procuradores cruzaram dados e chegaram a uma relação de 72 empresas que compram desses frigoríficos, entre elas grandes redes de supermercados. O Walt Mart e o Carrefour também suspenderam as compras.

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) classifica a decisão das redes de supermercado como prematura e demagógica. Segundo o presidente da entidade, Péricles Salazar, os frigoríficos não têm como identificar as propriedades irregulares e cabe ao governo federal, através dos órgãos ambientais, estabelecer limites e apontar as fazendas que estão em áreas de desmatamento. De acordo com Salazar, a comercialização de gado no Estado foi paralisada por causa do embargo anunciado pelo Ministério Público. O presidente da Abrafrigo afirma que já propôs ao Ministério do Meio Ambiente uma reunião para discutir o assunto com todas as entidades envolvidas na produção de carne bovina, mas o ministro Carlos Minc ainda não se dispôs a recebê-los.

Sair da versão mobile