Segundo o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, a tendência é a de que as vendas fechem o ano com crescimento entre 5% e 5,2%, bem abaixo da previsão original de 8%.
? Revisamos essa projeção porque, pelo andamento do ano, percebemos que os últimos três meses não seriam suficientes para alcançar a projeção anterior ? disse.
Mesmo assim, Pires ressaltou que o crescimento é expressivo e decorrente de vários indicadores que mostram estabilidade da economia.
A cesta de 35 produtos de largo consumo que compõe o índice AbrasMercado teve alta de 2,15% em setembro em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2009, o aumento foi de 6,73%. As maiores altas registradas em setembro, na comparação com agosto, foram carne dianteiro (7,22%), farinha de mandioca (6,98%) e carne traseiro (5,80%). As maiores quedas ficaram por conta da cebola (-24,68%), do tomate (-13,05%) e da batata (-10,31%).
Para as vendas de Natal, a Abras espera um aumento de 12,54% no faturamento do setor. No ano anterior, a expectativa de crescimento nas vendas foi de 7,9%. De acordo com a pesquisa, 52% das empresas contratarão mão de obra temporária. A estimativa é que 12 mil pessoas sejam contratadas para trabalhar até o fim do ano e que, dessas, 16% sejam efetivadas.
A maioria dos supermercados aumentou o volume de compras de todos os produtos tradicionais para o Natal deste ano. Lideram a lista cerveja (15,2% de aumento), panetone (14,1%), refrigerante e bacalhau (13,8% para ambos). Os produtos importados também tiverem aumento nas compras com 12,1% para importados em geral, 11,1% nas frutas especiais e 7,5% a mais nos vinhos.
? Não sei se teremos o melhor Natal de todos os tempos em vendas, mas a expectativa é de que tenhamos um grande Natal este ano. Com os indicadores do mercado interno se mantendo extremamente positivos temos tudo para ter um grande dezembro ? disse o superintendente da Abras.