Agricultura

Possível supertufão deixa produtores rurais da China em alerta

O governo asiático recomendou que instalações sejam reforçados e que valas de drenagem do solo sejam criadas para os campos

Bandeira da China, chinês
Foto: Pixabay

O tufão Mesaq, de categoria 9, deve atingir o continente asiático nesta segunda-feira, 31, alertou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China. Diante disso, o governo chinês estabeleceu o sistema de urgência para trabalho de defesa contra tufões e exige que os departamentos agrícolas e rurais de Zhejiang, Xangai, Jiangsu, Jilin, Heilongjiang, Liaoning, Mongólia interior e localidades vizinhas implementem várias ações para reduzir perdas.

O previsão do Observatório Meteorológico Central estima que o tufão pode se tornar o primeiro supertufão deste ano a chegar ao continente asiático. O fenômeno localizado no noroeste do oceano Pacífico deve se mover para o norte e oeste da China a uma velocidade de 25 a 30 quilômetros por hora, apontam os especialistas. A intensidade dos ventos aumentará gradualmente e o tufão pode se sobrepor ao ar frio, trazendo fortes ventos e chuva.

O informe do ministério da Agricultura da China pede para que os produtores fortaleçam o monitoramento e o alerta precoce, reforcem a comunicação e consulta aos departamentos de meteorologia, emergência, conservação de água e outros, além de ficar de olho na trajetória de movimento do tufão.

Instalações de produção agrícola, estufas, plantações de frutíferas e galpões de gado e aves devem ser reforçados, além da criação de valas de drenagem do solo para os campos. Barcos de pesca e operadores das áreas marítimas devem ficar em terra e emitir sinais de alerta de retorno ao porto para evitar o vento e as ondas, adverte o governo chinês.