EFEITO COLATERAL

Suspensão do Plano Safra compromete investimento dos produtores, diz Orplana

Desde o anúncio do cancelamento de novas contratações de financiamento pelo Plano Safra 2024/25, diversas entidades criticaram a medida

cana-de-açúcar
Foto: Pixabay

A Organização das Associações de Produtores de Cana de Açúcar do Brasil (Orplana) manifestou em nota preocupação com a suspensão das novas contratações de financiamentos rurais no âmbito do Plano Safra 2024/2025.

A organização acredita que a medida tenha como parâmetro o aumento dos custos de equalização das taxas de juros. Porém, crê que a decisão prejudica o setor agrícola, que necessita de investimentos em manutenção, renovação e melhoria na infraestrutura para os pequenos, médios e grandes produtores.

Cancelamento do Plano Safra

A suspensão foi anunciada nesta quinta-feira (20), por meio de um ofício assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira. Um dos motivos apontados pelo secretário é o fato de a Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) para o exercício de 2025 ainda não ter sido aprovada pelo Congresso Nacional.

“A suspensão comprometerá os planos de investimento dos produtores rurais, afetando a geração de empregos, inibição de investimentos e a descarbonização do Brasil”, disse José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana.

 A entidade pediu ao Ministério da Fazenda que reconsidere a decisão de suspender as novas contratações de financiamento do Plano Safra, tomada pelo Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira.