Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Syngenta assina primeiro contrato do novo sistema de plantio de cana

Sistema foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros durante cinco anosA Syngenta assinou nesta sexta, dia 6, o primeiro contrato relacionado ao novo sistema de plantio de cana desenvolvido pela empresa. A tecnologia, lançada recentemente, promete aumento de produtividade e benefícios ambientais.

O sistema foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros durante cinco anos. Batizado pela Syngenta com o nome de Plene, o cultivo é feito por meio de gemas de aproximadamente quatro centímetros. O modelo substitui o tradicional plantio feito com matrizes que ocupam um espaço até 10 vezes maior. O novo método deverá proporcionar ganhos econômicos e ambientais ao produtor.

? A simplificação do plantio vai trazer conceitos do plantio de grãos, vai facilitar o trabalho das máquinas. Vai também trazer benefícios ambientais, pois vai trabalhar com plantio na palhada ? afirma o gerente comercial da Syngenta, Márcio Farah.

As gemas já são tratadas com defensivos e a produtividade pode aumentar de cinco a 15 toneladas por hectare. A plantadeira foi desenvolvida pela empresa americana John Deere. Inicialmente a tecnologia estará a disposição dos produtores do centro-sul do país.

? A tecnologia está adaptada às diferentes variedades plantadas nessas regiões ? diz Farah.

O primeiro contrato da multinacional foi assinado nesta sexta, dia 6, com a Usina Açucareira Guairá. Os testes feitos pela empresa foram aprovados e serão cultivados 4,5 mil hectares de cana entre 2011 e 2014.

? É uma revolução, depois de 500 anos plantando do mesmo jeito. O retorno deverá ser imediato ? afirma o sócio diretor da Usina Guairá, Eduardo Junqueira da Motta.

Outros 17 grupos sucroalcooleiros estão negociando a aquisição da tecnologia. Os pedidos giram em torno dos US$ 200 milhões.

Sair da versão mobile