Um comunicado conjunto divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pelo Departamento de Comércio Exterior (USTR) condenou a restrição, chamando-a de violação de um acordo recentemente firmado entre os dois países que teria expandido o comércio de carne bovina.
Taiwan, junto com a maioria dos países importadores, baniu todas as importações de carne bovina norte-americana em dezembro de 2003 após os EUA terem identificado um caso de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida por doença da vaca louca. No fim, o país asiático revogou a proibição, mas apenas para permitir a entrada de produtos de carne bovina desossada de gados com menos de 30 meses de idade no momento do abate.
Em outubro de 2009, Taiwan novamente relaxou as regras ao autorizar aquisições de cortes de carne com osso e eventualmente remover a restrição à idade dos animais abatidos. A última decisão dos legisladores taiwaneses proibiu importações de carne moída e miúdos dos Estados Unidos.
? Essa ação também mina a credibilidade de Taiwan como um parceiro comercial responsável e tornará mais desafiador para concluirmos acordos futuros para expandir e fortalecer o comércio bilateral e os laços econômicos ? informou o USDA e o USTR nesta terça, dia 5. Legisladores norte-americanos também criticaram rapidamente a nova restrição de Taiwan. As informações são da Dow Jones.