Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Técnica Rural: cana passa por rigoroso processo industrial até se transformar em açúcar, álcool e biodiesel

O primeiro controle de qualidade já é feito na pesagem, logo que cana entra na usinaUsinas de açúcar, álcool e biodiesel cumprem um rigoroso processo industrial desde o início até o fim da cadeia produtiva, das plantações para os caminhões de transporte. Logo que entra na usina, o primeiro controle de qualidade já é feito na pesagem. A partir daí, é possível estabelecer a meta de produção.

Antes de seguir para a moagem, a cana passa por um sistema de sonda, que retira amostras que vão para o laboratório. O objetivo é de medir o índice de impurezas da cana, que pode influenciar na qualidade do produto final. Além disso, é analisado o teor de sacarose, que se transforma em açúcar e álcool.

Depois, o lote de cana passa pelo setor de tratamento de caldos, onde é armazenada e lavada por uma hora. Tudo é aproveitado da cana, até a palha.

Na etapa da esteira de borracha com eletroímã, é detectada a presença de metais misturados na cana que podem danificar as moendas. Logo depois, o picador desfia a cana e separa as moléculas.

A partir desse rigoroso processo de tratamento, serão mais cinco etapas de moagem que formarão três produtos: o caldo, que vira açúcar e álcool; a massa, rica em fósforo, que passa pelo processo de compostagem e vai para a lavoura; e o bagaço, transformado em energia.

>> Assista o programa completo e veja como funciona a produção de açúcar, álcool e biodiesel

>> Confira todos os programas Técnica Rural na Central de Vídeos

Sair da versão mobile