Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Técnica Rural: irrigação permite equilibrar oferta de água à sojicultura

Cultivares de soja têm uma demanda de 400 a 600 milímetros de água em todo o seu cicloQuando a natureza não oferece água na quantidade que a soja precisa, a possibilidade de oferecer essa quantidade ideal é a grande vantagem da irrigação. A tecnologia permite equilibrar a oferta de umidade para o desenvolvimento da lavoura.

Para calcular com precisão a necessidade de água da soja, é necessário conhecer a cultura e monitorar o comportamento do clima e do solo. A Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (Uri), no Rio Grande do Sul, vem desenvolvendo uma pesquisa há três anos para determinar a demanda de água para a cultura na região.

? As cultivares de soja têm uma demanda de água de cerca de 400 a 600 milímetros em todo o seu ciclo ? disse o pesquisador da Uri, Claiton Ruviaro.

Os pesquisadores também precisam identificar quanto a cultura perde de água diariamente. A soja pode perder água de duas maneiras, pelo solo e pela atmosfera, através da evapotranspiração. Essa perda varia conforme o estágio de desenvolvimento da planta e de acordo com as condições do tempo.

? O sistema radicular da planta absorve água para dentro. Quanto maior for a área folhear da planta, mas água ela precisa para se desenvolver. Quanto maiores forem as temperaturas, a umidade relativa do ar e quanto mais vento, mais as células que estão na folha provocam a perda dessa água ? explicou o pesquisador.

>> Assista todo o programa Técnica Rural e saiba como a irrigação pode aumentar a produtividade da soja

>> Confira todos os programas Técnica Rural na Central de Vídeos

Sair da versão mobile