Técnicos avaliam Rota Civilização do Açúcar na Paraíba

Durante visita de campo aos municípios paraibanos, fiscais observaram cada cidade e suas condições específicasO período de avaliações para reconhecimento dos territórios dos seis municípios paraibanos integrantes da Rota Civilização do Açúcar terminou nessa semana. As cidades são avaliadas quanto às condições de acesso, hospedagem e identidade local, mostrando uma composição com foco no mercado turístico. A visita é feita por representantes do Instituto Marca Brasil, consultores e gestores de turismo do Estado. Civilização do Açúcar é o segundo roteiro integrado do Nordeste e o primeiro de que o a Paraí

Na Paraíba, os primeiros municípios envolvidos no roteiro são Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria. Durante a visita de campo, os fiscais avaliaram cada cidade e suas condições específicas. Além dessas localidades, a rota inclui municípios do interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando, na Civilização do Açúcar, 20 cidades cheias de história e belezas naturais que prometem encantar os turistas.

Desde 2008, os municípios da Paraíba participantes da Rota vêm recebendo incentivos por parte do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional. O objetivo é envolver os agentes turísticos locais para o melhoramento dos equipamentos turísticos das regiões. As ações focaram na capacitação de gestores públicos, lideranças locais e empreendedores de pequenos meios de alimentação e hospedagem. O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo, e as prefeituras da região, também foram parceiras nas ações locais.

? Apesar das potencialidades de vários municípios, para vender bem um produto turístico temos que levar em conta a capacidade de atendimento e infra-estrutura, senão corre-se o risco do turista não comprar a idéia ? avalia a consultora do Instituto Marca Brasil, Adriana Girão, justificando o trabalho de capacitações feito anteriormente.

Espera-se que a partir de julho de 2009 as agências de viagem de todo o Brasil estejam comercializando o Roteiro Civilização do Açúcar em forma de pacote turístico, integrando os três estados. A expectativa é que o projeto aumente o faturamento de empreendedores das localidades, cerca de 200 pousadas, hotéis e restaurantes e 50 produtores culturais, em até 20%.