Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Técnicos estudam melhorias na cadeia produtiva de leite da Serra catarinense

Técnicos, pesquisadores e agroindústrias defendem implantação de um programa de desenvolvimento da pecuária leiteira na regiãoTécnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), professores do Centro de Ciências Agrárias (Cav/Udesc), representantes de agroindústrias e o governo de Santa Catarina se reuniram para buscar ações que favoreçam o crescimento da produção de leite na Serra catarinense. 

De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Antonio Ceron, a capacitação e a implantação de uma rede de apoio técnico aos pesquisadores e outros profissionais da área, além do acompanhamento das propriedades produtoras de leite são fundamentais para que esse desenvolvimento ocorra.

? Temos que treinar os produtores por técnicos capacitados e dar apoio laboratorial na análise do solo e alimentos, diagnóstico de mastite (inflamação que ocorre nas mamas das vacas) e de outras doenças ? comenta o coordenador da pecuária leiteira da Epagri em Lages, o médico veterinário Jorge Roberto Garcia. Segundo ele, o trabalho efetivo dos técnicos irá evitar a perda de lucratividade.

O suporte aos técnicos da Epagri é importante, conforme o governo do Estado, para garantir que eles estejam focados direta e integralmente na produção de leite e que se crie um efetivo somente para a atividade. Isso porque os técnicos da Serra catarinense, principalmente os extensionistas, atuam em várias frentes de trabalho, o que os distancia das soluções tecnológicas exigidas pelos atuais padrões de produção e qualidade, com reflexo desfavorável na assistência técnica e na eficiência produtiva.

A Epagri e o Cav/Udesc propõem o estabelecimento de um programa de desenvolvimento da pecuária leiteira na região serrana, envolvendo entidades públicas, iniciativa privada, cooperativas, indústrias de laticínios e prefeituras no sentido de incentivar e apoiar o produtor de leite.

? Somos parceiros nessa atividade porque o sucesso nas vendas depende da parte técnica na propriedade rural ? afirmou Ceron.

Sair da versão mobile