Município recebeu a Caravana Soja Brasil nesta quarta, dia 4, para os agricultores aperfeiçoarem seus conhecimentos
Manaíra Lacerda | São Gabriel do Oeste (MS)
Na última safra, a produtividade da soja em São Gabriel do Oeste ficou em 63 sacas por hectare, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), número acima da média nacional e de Mato Grosso do Sul, que é de 50 sacas por hectare. Na última safra, os agricultores do município colheram 462 mil toneladas da oleaginosa.
O presidente do Sindicato Rural da cidade, Júlio Bortolini, afirma que o sucesso está aliado ao clima regular, ao solo de qualidade e, claro, nos investimentos em tecnologia, que não caíram mesmo em um ano difícil para os produtores.
– Os investimentos também aumentaram, haja visto que a expectativa da supersafra e do mercado futuro, que está sinalizando bons resultados na comercialização, também aumento na aplicação de defensivos agrícolas – comenta o dirigente.
• Atraso no plantio preocupa produtor que já vendeu a safrinha
Apesar da frequente alta produtividade da soja em São Gabriel do Oeste, o último levantamento de produção agrícola do IBGE apontou uma redução de expectativa de colheita da atual safra. Segundo a entidade, em 2016 devem ser colhidas 55 sacas por hectare no município, mas os produtores acreditam que a baixa expectativa pode estar relacionada ao levantamento precoce, já que o plantio ainda está em 60% da área total.
– No ano passado também havia a mesma expectativa, mas isso não quer dizer que vamos ficar neste patamar, até porque, há muitos anos, nós já colhemos mais do que esse volume que foi dimensionado agora no início – garante o presidente do Sindicato Rural.
E quem acha que as altas produtividades só chegam para grandes fazendeiros, se surpreende com o caso da produtora Natália Silva. Ela vive em um assentamento em São Gabriel do Oeste, onde produz 17 hectares de soja. Na última safra, ela colheu 72 sacas por hectare e espera um resultado ainda melhor neste ciclo. Para chegar lá, ela corre atrás de informação.
– Eu coloquei calcário, os adubos necessários, fiz a correção da terra. Foi por isso que produzi esse tanto. Se atualizar é sempre importante para aprender novas coisas, como tratamento de sementes e refúgio – explica Natália.
Caravana Soja Brasil
Nesta quarta, dia 4, os produtores de São Gabriel do Oeste puderam acompanhar um dia de capacitação. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-MS), Christiano Bortolotto, apesar de terem bom conhecimento técnico, o aprendizado deve ser constante para conseguir melhores produtividades.
– É um município que a agricultura está consolidada há vários anos, produtores com alta capacidade tecnológica, que fazem altos investimentos. Quando a gente fala em produtividade maior, a gente tem que falar que esses produtores também têm uma rentabilidade maior – comenta.
Veja a reportagem:
- Agricultura
- Soja Brasil
- Agricultura
- agronegócio
- APROSOJA BRASIL
- biotecnologia
- Bolsa de Chicago
- Canal Rural
- capacitação
- Caravana Soja Brasil
- CBOT
- COMÉRCIO EXTERIOR
- embrapa
- Expedição
- Expedição Soja Brasil
- mercado de soja
- produtividade
- safra 2015/2016
- sanidade
- Soja
- Soja Brasil
- Sojicultura
- técnicas
- USDA