Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tegram vai facilitar escoamento da soja no Pará

Na avaliação da Aprosoja do estado, novo terminal no Maranhão deve melhorar a logística dos grãos no Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste

Inaugurado oficialmente na última segunda o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), que promete facilitar o escoamento da safra no Arco Norte.

Antes mesmo da inauguração, o porto já escoou mais de 1,4 milhão de toneladas de março até julho, tornando o Tegram uma alternativa logística para a soja do Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste.

• Mato Grosso deve ter menor aumento de área desde 2009

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Pará (Aprosoja-PA), Vanderlei Silva Ataídes, acredita o terminal também pode beneficiar os produtores do estado e de regiões vizinhas.

– Isso vem para favorecer os produtores do estado. Acredito que a região sul do Pará deve se favorecer, como os municípios de Santana do Araguaia e Redenção. O Arco Norte vai alavancar o agronegócio brasileiro, vai destravar os problemas logísticos de Mato Grosso – exalta.

Quanto ao novo ciclo de soja no Pará, Ataídes relatou a forte alta nos custos de produção, o que, segundo ele, torna o produtor refém de uma situação em que pode ficar sem lucro. Outra questão que os sojicultores do estão de olho é na armazenagem. Na safra passada, problemas de estocagem, o que prejudicou a entrega da oleaginosa, causando muita soja ardida.

Veja a entrevista do presidente da Aprosoja-PA ao Mercado & Companhia:

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile