Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tem estado que praticamente já terminou o plantio da soja

No Brasil, semeadura da oleaginosa chega a 56,2%, pouco menor do que o ritmo empregado no ano passado

O plantio da soja no Brasil segue atrasado de maneira geral, com 56,2% da área semeada, contra 65% do ano passado e 60% da média histórica. Em um país com proporções continentais não é estranho ver diferenças grandes entre os estados. Enquanto alguns já praticamente terminaram a semeadura, outros seguem bastante atrasados.

O Mato Grosso do Sul está por detalhes para finalizar o plantio da soja. Por lá, 94% da área de 2,6 milhões de hectares foi semeada. No ano passado, no mesmo período, 81% tinha sido plantado e na média histórica, 85%.

No Paraná, 87% da área de 5,4 milhões de hectares foi semeado. Apesar de adiantado, o ritmo foi menor esta semana, se comparado a semana passada, No ano passado, no mesmo período, 82% tinha sido semeado, e na média 81% é plantado. Vale ressaltar que os produtores terão mais uma semana antes da volta das chuvas para concluir os trabalhos.

O terceiro estado com maior quantidade de área semeada é o Mato Grosso, com 79%, dos 9,6 milhões de hectares. No ano passado o plantio do estado já alcançava 90%. E na média histórica 84%.

São Paulo aparece na sequência com 65% da área de 940 mil hectares semeada. No ano passado o ritmo era igual ao deste ano, e na média histórica 61%.

Já Santa Catarina plantou 47% das área de 660 milhões de hectares, bastante atraso em relação ao ano passado, que havia semeado 60%. Na média histórica 51% é plantado.

Goiás é o caso que mais chama a atenção em relação ao atraso. Até agora apenas 40% foi semeado, contra 90% do ano passado e 67% da média histórica. Neste caso é bom lembrar que a seca ainda afeta boa parte do estado.

Por fim vem o Rio Grande do Sul, que plantou 28% da área de 5,6 milhões de hectares, ritmo pouco menor que os 30% do ano passado, mas mais rápido que os 25% da média histórica.

Veja mais notícias sobre soja

 

Sair da versão mobile