Temperatura mais baixa limita demanda e derruba cotações da laranja em SP

Na semana passada, cotação da caixa de laranja pera recuou 7,3% enquanto a variedade poncã apresentou queda de 3% nos preços em relação à média anteriorA demanda por laranja de mesa continua reduzida, limitada pela queda nas temperaturas em boa parte do Estado de São Paulo, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Além disso, a entrada da poncã também dificulta a colocação das laranjas no mercado.

Na semana passada, a pera teve média de R$ 11,38/caixa de 40,8 kg, na árvore, recuo de 7,3% em relação à média anterior. A poncã teve média de R$ 18,14/caixa de 27 kg, na árvore, queda de 3% no mesmo período.

Quanto às exportações nacionais de suco de laranja, o volume destinado aos Estados Unidos tem crescido, enquanto o embarque para outros destinos tem recuado. O maior envio ao mercado norte-americano, no entanto, não tem compensado a queda das vendas registradas para os demais países.

Com isso, o volume total exportado pelo Brasil na parcial desta safra (de julho/12 a março/13) está inferior ao do mesmo período da temporada anterior. No balanço de todos os destinos, o volume de suco de laranja (em equivalente suco concentrado) embarcado pelo Brasil totalizou pouco mais de 900 mil toneladas na parcial da temporada 2012/2013, apenas 4% abaixo do mesmo período da safra anterior, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).