Temperaturas caem e alguns municípios do RS registram até neve

Segundo a meteorologia, a partir desta quinta-feira as temperaturas começarão a subir novamente no Sul do país

De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, algumas áreas de instabilidade atuaram na faixa leste da região Sul, deixando registros de chuva. Além disso, uma massa de ar seco continua atuando no Sudeste, deixando o tempo seco e sem registro de precipitações em nenhum ponto da região. Por conta de ventos de sul, as temperaturas caíram e a sensação de frio aumentou, principalmente na região Sul, Sudeste e sul do Centro-Oeste.

Um sistema de alta pressão levou ar frio para o Rio Grande do Sul que somado com uma leve precipitação, fez com que houvesse a ocorrência de chuva congelada e/ou neve granular em alguns pontos do sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno foi registrado em cidades como Aceguá, Livramento, Piratini, Canguçu, Pinheiro Machado, Veranópolis e Bagé, além de Buenos Aires, na Argentina.

SUL

A quinta feira (5) terá tempo seco no extremo noroeste e sul do Rio Grande do Sul. No entanto, novas áreas de instabilidade se formam no centro do Estado, o que traz chuva fraca da fronteira oeste ao litoral central gaúcho. Além disso, por conta de ventos que sopram do sul, a temperatura continua baixa e com sensação de frio ao longo de todo o dia na faixa sul do estado gaúcho. Já na faixa norte, ventos de norte deixam a temperatura mais amena, se comparada com os dias anteriores e aumenta um pouco a sensação térmica, principalmente no período da tarde. Apenas no extremo sudeste é que há condições para ocorrência de ventos de intensidade moderada, nas demais áreas, os ventos permanecerão com rajadas de até fraca/moderada intensidade.

SUDESTE

Os ventos mudam de direção e não tem mais previsão de chuva no Sudeste a partir desta quinta-feira. O sol predomina nos quatro estados da região e as temperaturas sobem bastante no período da tarde. O alerta volta a ser de baixa umidade relativa do ar, cujos índices ficam abaixo de 30%.

CENTRO-OESTE

Quinta-feira ensolarada, quente e muito seca no Centro-Oeste. O inverno segue com a secura típica do ano acompanhada de temperaturas de verão. A umidade cai para menos de 30% em toda a região e não se descarta municípios com índices abaixo de 20%, considerado estado de alerta.

NORDESTE

As chuvas seguem restritas à costa do Nordeste. No Maranhão, Piauí e entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, chove rápido. Já, de Pernambuco ao Recôncavo Baiano, o dia deve ser com tempo fechado e chuvas intermitentes. Em Salvador, a sensação deve ser de frio. Nas demais áreas, predomínio de sol, com temperaturas bastante elevadas durante a tarde

NORTE

As instabilidades atingem a faixa que vai do norte do Amazonas ao norte do Pará, na forma de pancadas de chuvas, que devem ser mais intensas em Roraima e no Amapá. Do Acre ao Tocantins, tempo firme e ensolarado, com calor e umidade baixa à tarde.

Sexta-feira

SUL

A chuva começa a perder espaço, e recua para o sul e leste gaúcho, e algumas cidades da serra gaúcha. Porém essas precipitações estão associadas aos ventos úmidos que sopram do mar e às instabilidades que se formam sobre o Paraguai e Argentina. Ventos de leste trazem rajadas de até 60km/h na região de Porto Alegre no início da noite, aliás nesta cidade a precipitação se torna mais forte pela manhã e à noite. As temperaturas mínimas sobem em todo Estado, se comparadas aos dias anteriores. Nas demais áreas em que não chove, o sol predomina, e as temperaturas tendem a não estar tão baixas como nos dias anteriores.

SUDESTE

Na sexta-feira, tempo firme em todo o Sudeste. Uma grande área de alta pressão atmosfera impede a chegada de sistemas meteorológicos associados a chuva e garante mais um dia ensolarado, quente e seco. Como o horário de pico é antecipado devido ao jogo do Brasil, a volta pra casa no meio da tarde será sob temperaturas de mais de 30ºC na maioria das cidades e com umidade abaixo de 30% (estado de atenção). A recomendação é se hidratar bastante. O lançamento de balões que costuma ocorrer em dias de jogo também preocupa as autoridades, já que o tempo seco é favorável à proliferação de queimadas.

CENTRO-OESTE

O ar seco cobre o Centro-Oeste e deixa o tempo estável também na sexta-feira. Com o sol, as temperaturas disparam e o calor durante a tarde é intenso. Ao mesmo tempo, a umidade entra em acentuado declínio e cada vez mais municípios entram em estado de atenção – com índices abaixo de 30% – e até mesmo estado de alerta – com índices abaixo de 20%. Hidratação é essencial para encarar um ar tão seco.

NORDESTE

As instabilidades se intensificam e avançam um pouco mais para o interior do Nordeste. A previsão é de chuva na forma de pancadas do Recôncavo Baiano até o norte do Maranhão, numa área que avança um pouco mais pro interior e abrange todo o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Mesmo com a chuva, as temperaturas sobem e a sensação é de tempo abafado. Em Salvador, também esquenta. Nas demais áreas da Bahia e no centro-sul do Maranhão e do Piauí, o tempo segue estável, com sol e calor

NORTE

O ar úmido e as instabilidades associadas ao calor e à umidade persistem no extremo norte do Brasil. Há risco para novos temporais em Roraima e Amapá, com chuva isolada espalhada também no norte do Amazonas e do Pará. Já, do Acre ao Tocantins, tempo seco, com baixos índices de umidade do ar e temperaturas em torno de 35ºC no período da tarde.

Sábado

SUL

Um sistema de baixa pressão, somado com a umidade que sopra da Amazônia e ventos úmidos do mar, influenciam todo o regime de chuva em grande parte do Estado do Rio Grande do Sul, apenas a faixa noroeste do estado é que o tempo permanecerá sem condições para chuva, com os maiores acumulados no extremo sul do Estado. Além disso, os ventos permanecerão com intensidade moderada e com rajadas de vento de intensidade moderada/forte, principalmente na faixa sudeste do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

O fim de semana é ensolarado, quente e seco na maior parte do Sudeste. A massa de ar seco persiste sobre a região, inibindo a formação de nuvens carregadas. Com o sol, as temperaturas sobem e a umidade cai durante a tarde. TENDÊNCIA O tempo seco persiste nos quatro Estados do Sudeste até o final do domingo. As temperaturas seguem bastante elevadas durante a tarde, quando a umidade relativa do ar fica baixa. Entre a noite do domingo e a manhã de segunda-feira, uma frente fria chega à costa de São Paulo, provocando chuvas, virando o vento e fazendo a temperatura cair. O feriado de 9 de julho tem queda nas temperaturas e aumento na umidade.

CENTRO-OESTE

Sábado sem mudanças no tempo no Centro-Oeste: o sol predomina e esquenta bastante durante a tarde. A umidade segue baixíssima nos três estados da região e no Distrito Federal.

NORDESTE

No sábado, as chuvas atingem o centro e norte do Maranhão e do Piauí, o nordeste da Bahia e todos os Estados entre o Ceará e Sergipe. No litoral, as pancadas ocorrem principalmente pela manhã, enquanto mais para o interior a chuva ocorre durante a tarde, também de curta duração. Nas demais áreas, o sol predomina, com baixa umidade no oeste baiano. As temperaturas ficam elevadas em toda a região.

NORTE

O calorão acompanhado do tempo seco persistem no sábado do Acre ao Tocantins. Mal tem nuvem no céu nesta faixa. Em compensação, as chuvas diárias continuam mais ao norte, atingindo Roraima, Amapá e o norte do Amazonas e do Pará.

Veja mais notícias sobre soja