Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Temperaturas despencam, mas áreas de grãos do Sul não devem registrar geadas

A meteorologia confirma a chegada de uma massa de ar polar na região, que terá tempo firme. Veja a previsão completa até sexta-feira!

Segundo a meteorologia, existe uma frente fria na altura do Sudeste que trará de volta as pancadas de chuvas para São Paulo e Minas Gerais. No Sul do país o tempo ficará firme, mas a chegada de uma massa de ar polar faz as temperaturas despencarem nas primeiras horas do dia nos três estados. Segundo a meteorologia as possibilidades para geadas devem acontecer apenas nas áreas de pastagens, livrando as lavouras com grãos.

Nesta madrugada de quarta-feira (6) uma frente fria se afasta do sul do Brasil e dá lugar a uma massa de ar polar, que deixa o tempo aberto e provoca queda brusca nas temperaturas em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente nas suas áreas de serra. No entanto, sobre o Recôncavo Baiano a umidade que vem do mar agora causa chuvas mais fracas. E por fim, no Pará e Roraima fortes pancadas de chuva e com muitas descargas elétricas são causadas pela formação de áreas de instabilidade.

SUL

Um sistema de alta pressão ganha força pela região Sul e deixa o tempo firme e com a presença do sol. No entanto, o tempo aberto durante a madrugada favorece o declínio da temperatura no amanhecer, com risco para geada nas áreas mais altas da região. No decorrer do dia as temperaturas sobem e a sensação é um pouco mais agradável, principalmente no norte do Paraná e no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Nestas áreas, a umidade do ar pode cair um pouco na parte da tarde. Nas praias gaúchas, os ventos úmidos do ar deixam muitas nuvens e pode garoar à tarde. Além disso, um sistema de baixa pressão atmosférica na costa da região aumenta o risco para rajadas de vento que podem chegar aos 80km/h nas praias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

Uma nova frente fria se forma entre o Paraná e São Paulo e avança rapidamente pela costa do Sudeste. No litoral sul paulista a chuva pode ser volumosa. Chove também no interior de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo. Por causa do excesso de nebulosidade, o dia será de tempo fechado nestas áreas, e mais um dia com temperaturas baixas, tanto no amanhecer quanto durante a tarde. O tempo fica firme apenas no norte e parte do oeste mineiro

CENTRO-OESTE

O tempo continua firme na maior parte do Centro-Oeste e as temperaturas sobem gradativamente, especialmente na parte da tarde. O amanhecer ainda será com sensação de friozinho no sul do Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas o dia começa com temperaturas mais amenas. A umidade relativa do ar fica baixa principalmente em toda a região

NORDESTE

A chuva perde força no litoral sul da Bahia, enquanto as instabilidades seguem no recôncavo baiano. Ainda há previsão para chuva no litoral norte do estado, mas ocorre de forma fraca e isolada. Chove também entre o Sergipe e norte do Maranhão, mas também com fraca intensidade. Já no interior nordestino, o tempo segue seco, com a umidade relativa do ar baixa.

NORTE

O tempo fica firme em Tocantins. O sol também predomina durante todo o dia em Rondônia, Acre e sul do Amazonas, onde as temperaturas voltam a subir. Nos demais estado, a chuva continua, com os maiores volumes de água ocorrendo no estado do Amapá.

Quinta-feira

SUL

A sensação de frio aumenta nas primeiras horas do dia e tem risco para geada em grande parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do sul do Paraná. Ainda temos a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação das nuvens carregadas pelo Sul do Brasil. Por isso o sol aparece ao longo do dia e não há condições para chover na maior parte da região. Apenas do leste ao norte do Paraná, e leste de Santa Catarina, é que tem áreas de instabilidade e o destaque para estas regiões é de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. O risco para rajadas de vento diminui no litoral de Santa Catarina, mas ainda venta forte no extremo sul gaúcho.

SUDESTE

A frente fria avança mais em direção a costa do Sudeste. O tempo segue instável em grande parte da região, com muitas nuvens e chuva principalmente na parte da tarde. A chuva no estado de São Paulo é mais significativa, e de forma mais persistente ao longo do dia. Nas áreas de divisa entre Minas e Bahia o tempo segue firme, apenas com variação da nebulosidade e com temperaturas mais elevadas ao longo do dia. Enquanto nas demais áreas as temperaturas seguem baixas pela manhã e amenas durante a tarde

CENTRO-OESTE

Novas instabilidades ganham força, devido à uma frente fria que está afastada da costa do Sudeste. As nuvens carregadas aumentam no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, e tem previsão para pancadas de chuva na parte da tarde. Os volumes não devem ser elevados e as pancadas ocorrem de maneira isolada pelo estado. O noroeste Mato-grossense outras instabilidades causam precipitações de maneira rápida, no final do dia. Entre Goiás e Mato Grosso a umidade relativa do ar aumenta um pouco, mas não há condições para chover. À tarde o tempo fica abafado nestes dois estados

NORDESTE

O tempo segue instável nas áreas litorâneas do Nordeste, porém a chuva perde força no litoral sul baiano e o tempo firme volta a predominar. Os volumes não devem ser tão elevados na maior parte da costa nordestina, com exceção do norte do Ceará. No interior nordestino, uma massa de ar seco garante o dia de sol, com temperaturas elevadas à tarde.

NORTE

A chuva volta a se espalhar pelo Acre e por Rondônia, mas com pancadas isoladas e com baixos acumulados. Os maiores volumes ocorrem na metade norte do Amazonas e grande parte do Pará. Já no Tocantins o tempo segue firme, apenas com variação das nuvens e com temperaturas bem elevadas na parte da tarde.

Sexta-feira

SUL

O dia será marcado por tempo firme predominando em toda a região Sul, com o avanço e a intensificação da massa de ar seco e frio. A madrugada com ausência de nebulosidade deixa o amanhecer bem mais gelado nos três estados, e o risco para formação de geada persiste nas áreas de serra, onde as mínimas se aproximam de 0°C. Ao longo da tarde, com o sol predominando as temperaturas aumentam de forma gradativa e a sensação é mais agradável ao ar livre, porém ainda há friozinho durante a tarde

SUDESTE

A sexta-feira começa com temperaturas baixas na metade sul da região. As instabilidades perdem força no interior do Sudeste, e o tempo firme volta a predominar em grande parte de São Paulo, interior de Minas Gerais. Enquanto no leste mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, ainda há risco de pancadas de chuva a partir da tarde, devido a circulação dos ventos na costa da região. Ressalta-se que no Vale do Paraíba e no litoral paulista a chuva que ocorre é de maneira fraca e mais no início do dia. Mesmo com o sol voltando a aparecer, as temperaturas seguem amenas em grande parte da região

CENTRO-OESTE

A chuva perde força novamente no Mato Grosso do Sul, mas ainda tem variação da nebulosidade ao longo do dia. Volta a esfriar na metade sul do estado, mas sem risco para geada. O tempo firme predomina em toda a região, e o predomínio de sol durante a tarde eleva as temperaturas, especialmente entre Mato Grosso e Goiás

NORDESTE

A sexta-feira será de tempo instável na costa nordestina, com chuvas mais fortes entre Salvador e Recife. Na costa norte, as pancadas são mais fracas e de forma irregular, enquanto no interior o tempo seco predomina mais uma vez, favorecendo as temperaturas mais altas e a umidade do ar baixa a tarde.

NORTE

A sexta-feira será de pouca mudança no tempo da região Norte. As chuvas seguem espalhadas por grande parte da região, com mais força no oeste do Amazonas e norte do Amapá e Pará. Apenas no Tocantins e no sudeste do Pará o sol predomina ao longo do dia.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile