Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Temperaturas despencam no Sul e há risco de geadas no fim de semana

Nas demais regiões do país o tempo firme predomina, mas a partir de sábado as a sensação de frio aumentará. Veja a previsão completa para sua região!

A meteorologia aponta para a chegada de frio intenso no fim de semana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso por conta da chegada de uma massa de ar polar, que aumenta as chances de geadas. Antes disso, a previsão para a região é de chuva forte. O restante dos estados ainda deve registrar tempo firme e temperaturas mais elevadas.

SUL

A frente fria avança pela região Sul na sexta-feira e provoca chuva entre o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores volumes de água se concentram nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde a chuva ocorre desde a madrugada, se estendendo ao longo de todo o dia, e ocorre acompanhada de ventos de forte intensidade com até 70km/h. Conforme o sistema avança, os ventos passam a soprar do quadrante sul, provocando queda na temperatura entre áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no período da noite. Na maior parte do Paraná o tempo firme predomina e ainda faz calor, especialmente no norte do estado.

SUDESTE

Sexta-feira de tempo firme e baixa umidade do ar no Sudeste. Os níveis mais críticos de umidade ocorrem no oeste paulista, triângulo e noroeste mineiro, onde a temperatura durante a tarde é mais elevada. Durante as primeiras horas do dia a temperatura mais baixa é observada em pontos altos da Serra da Mantiqueira, por conta da ausência de nebulosidade durante a madrugada.

CENTRO-OESTE

Uma frente fria avança pelo Centro Sul e provoca chuva no sul do Mato Grosso do Sul na sexta-feira, mas não há previsão de volumes expressivos. Nas demais áreas do Centro Oeste o tempo continua seco e a umidade relativa do ar cai novamente atingindo níveis críticos durante a tarde. A partir da noite, os ventos sopram do quadrante sul e garantem declínio das temperaturas.

NORDESTE

Na sexta-feira, o tempo segue firme na região litorânea entre os estados do Maranhão e Ceará, enquanto os ventos úmidos vindos do oceano ainda provocam chuva de forma isolada nas demais áreas da costa nordestina. Uma massa de ar seco segue impedindo a formação de nuvens carregadas no interior da região e, com isso, as temperaturas seguem elevadas e com baixo valor de umidade relativa do ar em todo o interior da região.

NORTE

Na sexta-feira não há mudanças significativas nas condições de tempo para a região norte, e segue a previsão de tempo seco entre Rondônia e Tocantins, e condições de instabilidade entre o Acre ao Amapá. As temperaturas seguem elevadas, passando dos 30°C em praticamente toda a região, com temperaturas menores onde a chuva é mais volumosa.

Sábado

SUL

Uma região de baixa pressão em alto mar, deixa condições para chuva em áreas do leste, norte, serra e capital do Rio Grande do Sul e em municípios do sul e centro de Santa Catarina. Essa chuva não será volumosa e ocorre no começo do dia, ou seja, ao longo do sábado, o tempo abre e as temperaturas aumentam aos poucos. Além disso, há condições para ventos fortes na costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deixando o mar agitado. Pode chover de formas fraca e isolada entre o litoral norte de Santa Catarina e a costa do Paraná.O destaque para o sábado é as temperaturas baixas ao amanhecer combinadas a umidade da atmosfera, que garantem chance para chuva congelada em regiões de serra gaúcha e santa catarinense, além de condição para geada no extremo sudoeste gaúcho

SUDESTE

No sábado, uma frente fria avança pela região Sudeste, mas não há condições para chuva forte em nenhum ponto de São Paulo. Diga-se de passagem, nem chove na maior parte do estado, que tem apenas chuva fraca no litoral e aumento de nebulosidade em algumas áreas. Nos demais estados do Sudeste, o tempo continua aberto e com predomínio de sol. No período da noite, os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul, provocando assim o declínio das temperaturas e garantindo frio a São Paulo e ao sul e oeste de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

No sábado a frente fria se afasta e não há mais previsão de chuva, porém a sensação de calor diminui no Mato Grosso do Sul e porção sudoeste do Mato Grosso devido aos ventos que sopram de sul, e já garantem uma manhã de temperaturas mais baixas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o calor continua junto com a baixa umidade do ar durante o período da tarde.

NORDESTE

No sábado, a massa de ar seco ainda atua no interior do Nordeste, e avança mais por áreas do Maranhão, Piauí e Ceará. diminuindo a chuva nas áreas litorâneas dos devidos estados. Nas demais áreas de litoral, os ventos úmidos mantém o risco para pancadas de chuva, dessa vez com mais intensidade entre o litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba.

NORTE

No sábado, a chuva continua se concentrando na faixa norte da região, sendo mais intensa no extremo norte do país. Essas chuvas vem acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas. Os ventos que sopram de sul, trazem ar mais frio entre o Acre e Rondônia, e por isso as temperaturas diminuem um pouco em comparação com dias anteriores.

Domingo

SUL

No domingo, o dia será marcado por tempo firme e com predomínio de sol. Porém o frio da manhã segue forte e a tarde as temperaturas aumentam aos poucos, No final do dia, o tempo muda, com a aproximação de novas áreas de instabilidades, provocando chuva em todo o estado gaúcho e sul de Santa Catarina. A chuva no litoral norte de Santa Catarina e na costa do Paraná, as chuva ainda acontece de forma fraca. Não se descarta inclusive o risco para geada nas primeiras horas do dia em áreas da Campanha Gaúcha e também entre as serras gaúcha e catarinense

SUDESTE

No domingo, a frente fria ainda afeta o tempo no Sudeste. O sistema aumenta a nebulosidade em São Paulo e em todo o litoral, provocando chuvas desde o sul de São Paulo até a costa do Espírito Santo, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ficam baixas na maior parte dos quatro Estados e faz frio o dia todo.

CENTRO-OESTE

Domingo de tempo firme na maior parte do Centro-Oeste. Os ventos de sul ainda garantem uma manhã de friozinho no Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas a manhã começa com temperaturas mais amenas. Durante a tarde, o predomínio de sol favorece a elevação das temperaturas, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde o calor é intensa, enquanto nas áreas mais ao sul da região a sensação de calor é menor.

NORDESTE

Domingo de tempo firme e abafado em áreas do sertão nordestino, mantendo a umidade do ar com baixos índices. Enquanto na costa da região, será mais um dia com chuva frequente por conta dos ventos que sopram do oceano, já na faixa leste a chuva aumenta e as pancadas ficam com maior volume.

NORTE

A massa de ar seco avança pelo Acre e o tempo volta a secar desde o Acre até o Tocantins. No entanto, nas demais áreas as instabilidades tropicais ainda atuam devido ao calor e a umidade do ar elevada na região, provocando pancadas de chuva. A chuva é mais forte entre Roraima e Amapá.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile