Expedição Soja Brasil está no maior município produtor do Estado e constatou que, até agora, apenas 10% da oleaginosa foi plantada. As primeiras pragas começam a surgir
A Expedição Soja Brasil segue viagem pelo Mato Grosso, a equipe de reportagem do Canal Rural está em Sorriso. O município a 420 km de Cuiabá é o maior produtor de soja do Estado. Nesta safra, dos 630 mil hectares de soja, apenas 10% foram cultivados até agora.
• Expedição Soja Brasil conhece usina flex em Campos de Júlio (MT)
Na lavoura do produtor rural Ademir Gardim, 50% da área já foi plantada, mas o resultado não foi positivo e ainda não é possível estimar a perda de produtividade por causa da seca. O produtor enfrenta 20 dias sem chuva na região. Segundo ele, a tendência é a redução de sacas por hectare nesta área. Ele estima uma perda de cinco a oito sacas por hectare.
– Acreditamos que vamos ter uma redução do potencial produtivo dessas plantas pelo período seco que elas vêm enfrentando, em torno de 20 dias sem chuvas. Na safra passada, a produtividade era entre 60 e 62 sacas por hectare, mas acredito que, nas área que sofreram as condições de seca, não alcance este patamar – afirma Gardin.
O produtor não pôde começar o tratamento por causa da estiagem e a lagarta começou a atacar as plantas recém-geminadas.
– Já era esperado (o ataque das lagartas). Não fizemos o controle porque a gente não sabia se íamos aproveitar esse controle. Nós não tínhamos condições de aplicações e, também, não tínhamos certeza se íamos dar continuidade, por causa de uma possibilidade de replantio nessas áreas. Então preferimos não entrar com as aplicações para aguardar as chuvas – explica Gardim.
Entretanto, ele assume que a incidência da praga está alta, e isso pode influenciar nos custos de produção dele.
– A pressão está grande. Provavelmente vamos ter aumento nos custos. Nós tínhamos uma estimativa de realizar três aplicações, mas é possível que vamos precisar de mais – comenta.
Veja a entrevista do produtor rural para a repórter Fernanda Farias:
Acompanhe o trajeto da Equipe 1 da Expedição Soja Brasil: