Confira a previsão para os principais estados produtores de soja
Rio Grande do Sul: Entre 07 e 11 de julho, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão trazem grandes acumulados de chuva ao centro norte do Rio Grande do Sul. Deve chover entre 110 e 130 mm no litoral Norte, na Capital, na Serra e no Norte do estado. Na região das Missões, os acumulados devem ser um pouco menores, entre 60 e 80 mm. No extremo sul do estado, não serão acumulados valores significativos, e nas demais áreas, a chuva fica entre 10 e 30 mm.
Paraná: Entre 07 e 11 de julho, áreas de instabilidade que se formam no interior do continente e se deslocam sobre o estado do Paraná trazem muita chuva, com acumulados entre 100 e 120 mm no sul e oeste do estado, e 70 a 90 mm na região central. O leste tem menores volumes.
• Veja a previsão do tempo para todo o país
Minas Gerais: Entre 07 e 11 de julho, áreas de instabilidade trazem grandes acumulados de chuva ao sul e oeste de Minas Gerais. O sul do estado terá chuvas entre 30 e 50 mm no período, e no Triângulo Mineiro os acumulados ficam entre 70 e 90 mm. No norte do estado, chove pouco, entre 2 e 10 mm, e nas demais regiões, o acumulado será de 10 a 30 mm.
Mato Grosso do Sul: No período de 07 a 10 de julho, os maiores acumulados de chuva se concentram no sul e no norte do estado, com 40 a 60 mm. A região central tem menos chuva (10 a 30 mm).
Mato Grosso: Entre o período de 07 a 10 de julho, áreas de instabilidade no interior do continente trazem grandes acumulados de chuva para o sudoeste do estado (entre 100 e 120 mm). No noroeste também chove, entre 30 e 50 mm. No leste do Mato Grosso, o tempo fica menos instável e chove entre 5 e 15 mm.
Goiás: No período entre 07 e 10 de julho a massa de ar seco sobre Goiás perde força, e chove em todo o estado. Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm, e as maiores chuvas ocorrem no centro-sul do estado.
Bahia: Entre 07 e 11 de julho, os maiores acumulados de chuva se concentram no litoral da Bahia, devido a áreas de instabilidade trazidas pelos ventos que sopram do mar. Na região de Salvador, chove entre 30 e 50 mm no período. Na faixa leste, os acumulados ficam entre 10 e 30 mm. Na região central, ocorrem chuvas fracas e acumulados entre 2 e 10 mm. No oeste do estado, a massa de ar seco predomina e não chove.
Estados Unidos
Áreas de instabilidade associadas a frentes frias irão provocar chuvas sobre boa parte do meio-oeste americano. Também há previsão para chuvas sobre a faixa leste e sul dos Estados Unidos. Contudo, os volumes totais de chuvas para os próximos dias ficarão menores e as chuvas um pouco mais espaçadas entre um episódio e outro, porém as condições ao desenvolvimento das lavouras ainda não serão totalmente boas, continuarão a ocorrer perdas de produtividade regionalizadas durante toda essa primeira quinzena de julho.
Com informações da Agência Safras e Somar Meteorologia.