Tempo melhora e plantio do trigo avança na Argentina

Por causa das chuvas, a implantação das lavouras sofreu um atraso em relação a 2009O clima seco, depois de semanas de chuva, favorece a finalização do plantio de trigo na Argentina. A alta dos preços no mercado internacional deixou os produtores mais animados e a expectativa é de que eles completem a área de 4,2 milhões de hectares, estimada pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Por causa das chuvas, a implantação das lavouras sofreu um atraso em relação a 2009.

? Tempo seco, sem chuvas, somado a melhoras no preço do grão, impulsionaram a implantação que estava demorada no sudeste de Buenos Aires ? detalhou o relatório da bolsa.

Até esta quinta, dia 12, os agricultores tinham implantado 93,1% da superfície prevista para o cereal. A área de 4,2 milhões de hectares é bem superior à da safra 2009/2010, de 3,3 milhões de hectares. A bolsa ressaltou que os produtores estão mais animados após a alta dos preços no mercado internacional – as cotações atingiram os valores máximos nas duas últimas semanas, sustentados pela decisão da Rússia de suspender suas exportações do grão, devido à forte estiagem que afeta o cultivo naquele país.

Recentemente, a presidente Cristina Kirchner estimou que a área implantada com trigo chegaria a 4,25 milhões de hectares com um rendimento de 13 milhões de toneladas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou nesta quinta, dia 12, que a Argentina vai colher 12 milhões de toneladas de trigo nesta safra.