Tempo seco persiste até quarta-feira no Sul e Sudeste do país

Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas seguem baixas nestas regiões e também em Mato grosso do Sul por conta de uma massa de ar polar

Uma frente fria na costa da região Sudeste ajuda a trazer chuva fraca do estado paulista até o Espírito Santo, neste início de segunda-feira, dia 27). Do amazonas até o oeste do Pará são instabilidades tropicais que causam fortes pancadas de chuva, neste momento. No restante do país o tempo firme prevalece. Entretanto a massa de ar polar no Sul do país deixa a sensação térmica bem baixa desde o Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul e o Paraná.

SUL

A semana começa com tempo firme predominando em toda a Região Sul do país, sob a influência de uma massa de ar seco e frio. O predomínio é de céu claro e bastante ensolarado, mas por conta das baixas temperaturas, há risco de geada em todo o centro, oeste e noroeste gaúcho, centro e oeste catarinense, além do sul de Paraná durante as primeiras horas do dia. A Marinha do Brasil alerta para mar agitado e com ressaca desde Chuí (RS) até Florianópolis (SC), com ondas de 3m de altura nesta manhã.

SUDESTE

Durante esta segunda-feira as instabilidades começam a perder intensidade sobre o Sudeste. Ainda chove desde a região Metropolitana de São Paulo até o Espírito Santo por conta do avanço da frente fria, que agora já se encontra mais costeira, deixando o dia nublado e com chuva a qualquer hora do dia no estado capixaba. Já na maior parte do estado paulista, triângulo e norte mineiro, o sol predomina entre poucas nuvens sob o efeito de uma massa de ar seco. Após um domingo gelado, a temperatura começa a subir, ainda que de forma bastante gradativa. Além da chuva, há rajadas de ventos de até 70 km/h no litoral do Espírito Santo e segundo a Marinha do Brasil, há alerta de ressaca entre Peruíbe (SP) e Cabo de São Tomé (RJ), com ondas de 3m de altura até a noite desta segunda-feira.

CENTRO-OESTE

A semana começa com tempo firme predominando em praticamente toda a Região Centro-Oeste sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens mais carregadas. O tempo é instável e tem previsão de chuva apenas em um pequeno ponto do extremo leste de Goiás, mas a chuva ocorre de forma isolada e sem grandes acumulados, devido a formação de uma área de instabilidade em altitude. As temperaturas seguem elevadas na região, principalmente no período da tarde.

NORDESTE

A semana começa com tempo firme predominando em boa parte do Nordeste, ainda sob a influência de uma massa de ar seco que persiste, especialmente no interior da Região. Por outro lado, a chuva persiste no litoral norte e volta no oeste do Maranhão e em toda a faixa leste nordestina, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. A chuva ocorre em forma de pancadas isoladas e sem grande intensidade, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. O calor segue intenso na região.

NORTE

A semana começa com tempo instável e chuva na maior parte da Região Norte do país devido às instabilidades tropicais. Aliás, a chuva ocorre acompanhada por trovoadas e descargas elétricas em Manaus. Já em áreas da faixa sul, desde o Tocantins até o Acre, o tempo firme predomina por conta de uma massa de ar seco. O calorão segue intenso ao longo do dia.

Terça-feira

SUL

Na terça-feira, o tempo firme ainda predomina em toda a Região Sul por conta da massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas. O frio começa a perder intensidade e a temperatura sobe por conta de um calor pré frontal, ou seja, antes de frente fria chegar. No entanto, em áreas mais altas de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ainda não se descarta a possibilidade de ocorrência de geada durante as primeiras horas do dia. Os ventos seguem intensos e com rajadas de até 60km/h no litoral norte gaúcho, mas já não há mais risco de ressaca segundo a Marinha.

SUDESTE

A frente fria já se afasta para o oceano e o tempo firme volta a predominar na parte da região Sudeste. A chuva segue persistente, mas fraca apenas no leste mineiro, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo sob a influência dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa, além da formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira, o tempo firme ainda predomina em praticamente toda a região central do país, mas dessa vez, as instabilidades aumentam e a chuva retorna no extremo noroeste do Mato Grosso, mas de forma fraca e isolada. O calorão segue intenso na região.

NORDESTE

Na terça-feira pouca coisa muda na Região, ainda com chuva que insiste em não dar trégua no litoral leste Nordestina e no extremo oeste e norte do Maranhão, devido à umidade que vem do oceano. Enquanto isso, o tempo seco e o calorão continuam nas demais áreas nordestinas.

NORTE

Na terça-feira, as instabilidades tropicais ainda mantêm o tempo instável e com chuva na maior parte da Região Nortista, incluindo o norte de Rondônia e do Acre. O tempo firme predomina apenas no sudeste do Pará e sobre todo o estado do Tocantins, além do sul de Rondônia e do Acre.

Quarta-feira

SUL

Já na quarta-feira o tempo muda no Sul do país. O avanço de mais uma frente fria provoca chuva em todo a metade sul do Rio Grande do Sul, especialmente entre a tarde e a noite. Os maiores acumulados ficam concentrados no oeste e sul gaúcho, não se descartando o risco para temporais que vêm acompanhados por rajadas de ventos acima de 50km/h. Nas demais áreas da região, desde o norte gaúcho até o estado do Paraná, o tempo firme ainda predomina, com sol entre nuvens. A temperatura volta a cair após a passagem da frente fria e a sensação de frio retorna especialmente no sul gaúcho.

SUDESTE

Na quarta-feira, a chuva segue diminuindo no Sudeste devido ao avanço de uma massa de ar seco que acaba inibindo a formação de nuvens mais carregadas. Previsão de chuva apenas no extremo leste mineiro, na divisa com o Espírito Santo por conta da área de instabilidade em altitude e dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. O frio segue perdendo intensidade na região.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, o tempo segue instável no noroeste do Mato Grosso, devido às instabilidades tropicais do Norte do país. Enquanto isso, na maior parte da Região, o tempo firme predomina por conta de uma massa de ar seco. Mais um dia com sensação de tempo abafado e quente.

NORDESTE

Na quarta-feira, a massa de ar seco segue avançando sobre a Região e o tempo firme volta a predominar em áreas do Rio Grande do Norte até o oeste baiano, passando por todo o Piauí. A chuva persiste em áreas do litoral norte maranhense e desde o sul baiano até a Paraíba, mas sem grande intensidade

NORTE

Na quarta-feira, as instabilidades seguem se espalhando pela Região e a chuva retorna sobre todo o estado de Rondônia e do Acre. Aliás, a chuva ocorre de forma mais intensa e acompanhada por trovoadas em Porto Velho e no centro-nordeste do Amazonas. Por outro lado, nada de chuva em Tocantins e no centro-leste do Pará.

Veja mais notícias sobre soja