A terça-feira, 28, começa com áreas de instabilidade que espalham pancadas de chuva com trovoadas desde a área que se estende do Amazonas, norte de Rondônia, sudeste e nordeste do Pará e Amapá, devido às instabilidades tropicais e à influência da Zona de Convergência Intertropical. Pancadas de chuva muito isoladas também são registradas no norte do Tocantins, sul do Maranhão, oeste e interior de Pernambuco devido à instabilidades que atuam em altos níveis da atmosfera.
De acordo com a Somar Meteorologia, na faixa que se estende desde o litoral do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, parte do litoral de Pernambuco, litoral de Alagoas e do Sergipe, pancadas de chuva isoladas de intensidade fraca a moderada ocorrem devido à atuação das Ondas de Leste. Pancadas de chuva isoladas também são registradas no litoral da Bahia, principalmente próximo à capital, favorecidas pelos ventos úmidos que carregam umidade do oceano.
Já na área que cobre todo o Sudeste, Centro-Oeste e grande parte da região Sul, uma massa de ar seco mantém o tempo firme e com temperaturas mais amenas nesta madrugada, inibindo a formação de nuvens de chuva.
Somente no extremo sul do Rio Grande do Sul e parte da Campanha gaúcha é que são registradas pancadas de chuva mais fortes acompanhadas de trovoadas, devido à instabilidades presentes na fronteira com o Uruguai.
“Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, tempo firme, com temperaturas um pouco mais elevadas que nos dias anteriores”, disse a empresa.