A ação, que inicialmente aconteceria de 16 a 20 deste mês, vai contar com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae no Piauí, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf e da Prefeitura Municipal de Teresina.
? O evento também terá a participação de profissionais dos Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal. A idéia é multiplicar a metodologia para diversas regiões do país, mostrando a experiência do Piauí na implantação do sistema ? explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PI, Ana Lucia Oliveira.
O Sistema Pais é uma tecnologia social por meio da qual agricultores familiares cultivam legumes, frutas e hortaliças sem o uso de agrotóxicos e sem desperdício dos recursos hídricos, o que garante a preservação do meio ambiente e mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas.
No Piauí, mais de cem famílias são beneficiadas pelo Sistema Pais, o qual atua em treze municípios, através de cento e dez unidades de produção instaladas. A metodologia foi criada pelo engenheiro agrônomo senegalês Aly N’Diaye, que marcará presença no evento em Teresina para repassar, em aulas práticas e teóricas, todas as técnicas do sistema.
? O Sistema PAIS é uma tecnologia social que pode ser instalada em todo o Piauí e em várias regiões do País. Durante esse treinamento, que acontecerá na capital, serão capacitados cinco técnicos da prefeitura para que eles possam conhecer todo o funcionamento do sistema e, posteriormente, instalar uma unidade em Teresina ? acrescenta Ana Lucia.
O curso é uma iniciativa conjunta do Sebrae no Piauí em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae Nacional e Codevasf.