Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Teresina sedia encontro sobre produção agroecológica

Evento, que inicialmente seria realizado em fevereiro, foi transferido para marçoA metodologia e as técnicas da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) serão apresentadas durante evento que acontecerá de 3 a 7 de março em Teresina. O Piauí foi escolhido para sediar o treinamento devido à implantação com êxito de unidades do sistema em vários municípios, servindo de exemplo para outras regiões.

A ação, que inicialmente aconteceria de 16 a 20 deste mês, vai contar com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae no Piauí, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf e da Prefeitura Municipal de Teresina.

? O evento também terá a participação de profissionais dos Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal. A idéia é multiplicar a metodologia para diversas regiões do país, mostrando a experiência do Piauí na implantação do sistema ? explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PI, Ana Lucia Oliveira.

O Sistema Pais é uma tecnologia social por meio da qual agricultores familiares cultivam legumes, frutas e hortaliças sem o uso de agrotóxicos e sem desperdício dos recursos hídricos, o que garante a preservação do meio ambiente e mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas.

No Piauí, mais de cem famílias são beneficiadas pelo Sistema Pais, o qual atua em treze municípios, através de cento e dez unidades de produção instaladas. A metodologia foi criada pelo engenheiro agrônomo senegalês Aly N’Diaye, que marcará presença no evento em Teresina para repassar, em aulas práticas e teóricas, todas as técnicas do sistema.

? O Sistema PAIS é uma tecnologia social que pode ser instalada em todo o Piauí e em várias regiões do País. Durante esse treinamento, que acontecerá na capital, serão capacitados cinco técnicos da prefeitura para que eles possam conhecer todo o funcionamento do sistema e, posteriormente, instalar uma unidade em Teresina ? acrescenta Ana Lucia.

O curso é uma iniciativa conjunta do Sebrae no Piauí em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae Nacional e Codevasf.

Sair da versão mobile