De Roma, na Itália, onde acompanha o última dia da Pré-Cúpula dos Sistemas Alimentares, a ministra Tereza Cristina postou um vídeo em sua conta no Twitter em comemoração ao Dia do Agricultor (ou do Produtor Rural, como se referiu) e também ao aniversário da Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que completa 116 anos nesta quarta-feira, 28.
“Eu quero cumprimentar todos vocês pelo trabalho que fazem, pelos alimentos que colocam à mesa do brasileiro. Eu estou hoje em Roma, na FAO, falando sobre a Cúpula dos Sistemas Alimentares, que acontecerá em setembro, na Pré-Cúpula, na verdade. Mas eu não poderia deixar de parabenizar todos do campo que produzem, produzem com tecnologia, os pequenos produtores rurais, os agricultores familiares, enfim,a todos vocês que trabalham com a terra, que trabalham no campo, que produzem alimentos e que alimentam o Brasil e o mundo. Um abraço a todos vocês”, disse a ministra na mensagem.
28 de julho – Dia do Produtor Rural. Parabenizo e agradeço o trabalho de todos os nossos produtores! São vocês que contribuem de janeiro a janeiro para que o #agro do Brasil seja cada dia mais sustentável, competitivo e inovador. Hoje, o @Mapa_Brasil também comemora 161 anos! 🥳 pic.twitter.com/HQnaP22dBe
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) July 28, 2021
O site do Mapa registra que o Dia do Agricultor/Produtor Rural foi criado em 1960 em comemoração ao centenário do próprio ministério. A então Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas foi criada em 28 de julho de 1860, com a assinatura do decreto Nº 1.067, pelo Imperador D. Pedro II.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é responsável pela alimentação de pelo menos 1 bilhão de pessoas em diferentes partes do planeta e isso deve aumentar nos próximos anos devido às nossas condições de clima ameno e disponibilidade de terras, água e tecnologia própria.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos Filho, comemorou a data lembrando os bons números do setor. “O agro brasileiro mostra sua força e sua responsabilidade de suprir e abastecer com alimentos a população brasileira e o mundo. Com o Plano Safra 2021/2022, poderemos contribuir com os bons resultados para a agropecuária brasileira. Vamos rumo às 300 milhões de toneladas na próxima safra”, disse.
Nos últimos 47 anos, a agropecuária cresceu em média 3,22% ao ano. Entre os censos de 2006 e 2017, a taxa de crescimento aproximou-se de 4,3%, superando países como Estados Unidos, China, Chile e Argentina. De 1995 a 2017, o Valor Bruto da Produção dobrou, sendo que a tecnologia foi responsável por mais de 60% desse crescimento.
Nos próximos 10 anos, a produção de grãos deverá atingir 333,1 milhões de toneladas, alta de 27,1%. Soja, milho de segunda safra e algodão devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos. A produção de carne bovina pode crescer até 16%; da carne suína, 27%, e da carne de frango, 28%.