Termina protesto de agricultores familiares em Porto Alegre

Reunião com a governadora gaúcha Yeda Crusius foi agendada para o dia 27 de maioFicou para o dia 27 de maio a reunião dos agricultores familiares com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A data ficou acertada depois de encontro na tarde desta quarta, dia 5, com o chefe da Casa Civíl do Estado, Bercílio Dias.

No segundo dia de manifestações, eles fizeram protesto em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Sem o retorno inicial, decidiram intensificar a pressão. O coordenador da Fetraf-Sul, Altemir Tortelli, pediu que seja instalada uma mesa de negociações da pauta dos agricultores. Ele reclamou da demora do governo em resolver a situação.

– É uma vergonha nós termos pessoas que estão sendo enroladas há um ano. E ainda nos dizem que existem problemas jurídicos e administrativos. Se em um ano não resolveram estes problemas, é porque falta vontade política. Então nos digam que não vão resolver – enfatiza.

Entre as reivindicações dos agricultores estão a renegociação das dívidas dos financiamentos com o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais, ampliação da contrapartida no programa de habitação rural e a melhoria da energia elétrica no campo.