Terremoto destrói único grande moinho de trigo do Haiti

Proprietários ainda estão em busca dos funcionáriosO único grande moinho de trigo do Haiti foi severamente danificado pelo terremoto dessa terça, dia 12, o que prejudicou a fabricação de farinha e complicou os esforços para alimentar a população, de acordo com o Wall Street Journal. O tremor foi o mais forte no país em mais de 200 anos, derrubou vários prédios e deixou milhares de mortos.

O moinho está localizado na cidade de Porto Príncipe, junto a um porto, e é capaz de processar 1.050 toneladas de trigo por dia. O complexo, que inclui silos para grãos e o moinho, foi privatizado pelo governo em 1997, e pertence à norte-americana Seaboard Corp, à belga Continental Grain Co, além de um parceiro no Haiti. O governo do país é dono de 30% do moinho, que estava funcionando no momento em que o terremoto ocorreu (por volta das 17h no horário local). Os proprietários ainda estão em busca dos funcionários.

O vice-presidente e gerente-geral das operações da Continental na América Latina, Brian Anderson, afirmou que, embora não se saiba exatamente qual é o tamanho dos danos, os investidores se comprometeram em reconstruir o complexo. As autoridades devem começar a inspecionar o local ainda hoje.

? Vamos trabalhar intensamente ? disse Anderson.

? É muito importante para a segurança alimentar do Haiti.